Na segunda rodada da pesquisa Visão Intelligence em relação ao cenário pré-eleitoral apucaranense, alguns nomes ganharam evidência em relação ao levantamento de maio. O presidente da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli (MDB), por exemplo, avançou algumas casas em eventual candidatura a Assembleia Legislativa. Em maio, na estimulada, ele aparecia com 6,2% e passou para 8%. Testado também no cenário para disputa de uma cadeira no Congresso, Danylo tem 4,8%, estando à frente, inclusive de deputados atualmente no cargo. Outros nomes também avançaram em popularidade entre uma pesquisa e outra. Na estimulada, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) passou de 2,6% em maio para 7,1%, ganhando cinco pontos porcentuais. O vereador Lucas Leugi (PSD) saiu de 2,8% para 11,2%.
Luís Bertoli é surpresa
O empresário Luís Bertoli, atualmente sem partido, foi uma das surpresas da pesquisa que avaliou o ‘humor’ do eleitorado apucaranense. Com nome testado na pesquisa estimulada para deputado estadual, os empresário apareceu com 5,5% das intenções de voto, percentual significativo para quem nunca concorreu a nenhum cargo público, ficando à frente inclusive de deputados com mandato atual que circulam bastante em Apucarana. Reforça o quadro o fato de Luís Bertoli ter pontuado também na pesquisa espontânea, quando o eleitor fala o que vem à cabeça. Nesse quesito apareceu com 0,5%. Potencial eleitoral, o empresário mostrou ter.
Operação limpa-pauta
A Câmara de Vereadores de Apucarana terá, além da sessão ordinária, duas sessões extraordinárias marcadas para as 16 e 16h30 na próxima segunda-feira (10). A medida foi determinada pela Mesa Executiva, após consulta entre os parlamentares, e visa ‘limpar a pauta’. São 13 projetos de lei e 14 requerimentos para serem discutidos e votados entre a ordinária e extraordinárias, todos projetos de autoria do legislativo. Ou seja, é pauta cheia. A atual legislatura, cumpre-se dizer, é uma das mais ativas dos últimos anos e vem recuperando um salutar protagonismo. Além da atuação legislativa original, a Câmara também cumpre funções sociais importantes, em parcerias e novos programas.
Lucas denuncia Aserfa
O vereador Lucas Leugi (PSD) protocolou, nesta sexta-feira (7), denúncia junto à 4ª Promotoria de Justiça de Apucarana contra a Aserfa - Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana. O parlamentar acusa a gestão da autarquia de praticar supostas cobranças indevidas pelo uso da capela mortuária municipal. A denúncia foi antecipada nesta quinta-feira no site TNOnline e na Tribuna. Segundo o vereador, a Aserfa estaria cobrando a taxa de locação de famílias de falecidos que têm seguro de vida, uma prática que o vereador classifica como “ilegal e contrária ao princípio da isonomia” e que estaria em total desacordo com legislação vigente. A Aserfa nega qualquer irregularidade.
Rodolfo anuncia obras
Após passar praticamente toda a semana em agendas fora do município, em compromissos relacionados tanto à Prefeitura quanto à FNP - Frente Nacional de Prefeitos, o prefeito Rodolfo Mota (União) anunciou nesta sexta-feira (7) investimentos para educação de Apucarana. “Já retomamos as obras dos CMEIs dos bairros Afonso Camargo e Sanches dos Santos e, até o final do ano, devemos contratar uma nova empresa para concluir o CMEI do Jardim Catuaí. Também estamos licitando dois novos CMEIs, nos bairros Solo Sagrado e Jardim Interlagos, e planejamos mais uma unidade”, anunciou o prefeito em evento com profissionais da educação no Cine Fênix. As seis obras vão abrir cerca de 500 novas vagas na educação infantil.