POLÍTICA

min de leitura - #

Deputado pede explicações sobre contorno de Arapongas

Da Redação

| Edição de 28 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 28 de fevereiro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) protocolou nesta semana um pedido de explicações ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) sobre a construção do Contorno de Arapongas, uma obra que deveria ser executada pela concessionária Viapar, após um acordo judicial homologado pela 1ª. Vara Federal de Curitiba em 2021.

Segundo Romanelli, a implantação do contorno também está prevista nas obrigações do Lote 3 do novo programa de concessões de rodovias do Paraná. “É uma situação que deve ser vista com preocupação em razão da coincidência de obras e o impacto financeiro nas tarifas da nova concessão”, sustenta Romanelli. “Os paranaenses não podem ser penalizados e pagar duas vezes pela mesma obra”, acrescenta.

O deputado afirmou que a situação das obras e outras questões envolvendo a nova concessão foram objeto de discussão na reunião técnica da semana passada com o ministro dos Transportes, Renan Filho, quando parlamentares paranaenses, estaduais e federais, conheceram os formatos finais das modelagens dos lotes 3 e 6. Os projetos estão sendo avaliados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e os lotes devem ir à leilão entre setembro e outubro deste ano.

“Há modernizações importantes nesta nova modelagem e destaco a criação de bandas de tráfego. Com isso, a receita das concessionárias será aferida pelo fluxo de veículos. Se o tráfego for superior ao projetado pelo poder concedente (União), o valor a mais retorna para a tarifa, reduzindo o preço, ou para a realização de obras não previstas”, explicou Romanelli. “É um mecanismo para evitar uma arrecadação indevida”. (DA REDAÇÃO)