POLÍTICA

min de leitura - #

Deputados cobram transparências e obras das concessionárias

Da Redação

| Edição de 09 de abril de 2024 | Atualizado em 09 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Deputados cobram transparências e obras das concessionárias

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Transparência, segurança e obras foram os pontos centrais cobrados pelos deputados estaduais durante reunião da Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação, da Assembleia Legislativa do Paraná, com integrantes das cúpulas das novas empresas concessionárias de rodovias do estado. Os parlamentares falaram dos transtornos enfrentados pelos usuários, com grandes filas nas praças de pedágio no início das cobranças, além de apresentarem sugestões aos representantes da Via Araucária e da EPR Litoral Pioneiro, responsáveis pelos lotes 1 e 2. O encontro foi realizado ontem no Auditório Legislativo.

Para ajudar a acompanhar esses pontos e a execução dos contratos, o presidente da Comissão, deputado Gugu Bueno (PSD), falou da importância da contratação de uma auditoria técnica especializada.

“Solicitamos à Mesa Executiva da Assembleia a contratação de uma consultoria especializada de engenharia para que a gente possa não só fiscalizar a execução dessas obras, mas também a qualidade dessas obras. Até porque, existe previsão de desconto tarifário se essas obras não forem feitas no cronograma estabelecido”, salientou.  O primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), informou que a contratação poderá ser feita via processo licitatório.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) reforçou durante o encontro o quanto o Paraná é reativo em relação ao pedágio. “Passamos um período de 24 anos em conflito permanente com as concessionárias. Esperamos que as novas empresas possam obedecer de forma rigorosa os contratos. O que nós queremos é o cumprimento integral e detalhado. E as empresas terão boa parceria com a Assembleia na medida do que está previsto e aconteça no tempo determinado. Para isso contaremos com uma consultoria técnica e robusta para acompanhar”, afirmou.

A extensas filas e demora na retomada das cobranças dos pedágios do Paraná foram pontuadas várias vezes durante a reunião.  O vice-presidente da Comissão de Obras, deputado do Carmo (União), avaliou que o cartão de visitas das concessionárias não foi dos melhores.

“Se não, nem estaríamos nesta reunião. Fomos provocados especialmente pelo que está acontecendo na praça de São Luiz do Purunã. 

O diretor-presidente da concessionária Via Araucária – Grupo Pátria, Sérgio Santillan, responsável pelo lote 1, explicou que o foco inicial da empresa era exatamente naquele trecho.

“A Páscoa é um feriado de movimento extremo, houve filas pelo saturamento da rodovia e fizemos várias liberações de cancela como determina o contrato”, disse. Ele destacou, contudo, que o local recebeu várias melhorias como recuperação de pavimento e sinalização.