O prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB), fez um tour pela capital do Estado nesta semana para entregar em mãos, a uma série de autoridades do primeiro escalão do governador Ratinho Junior (PSD), convites para a abertura da festa de comemoração dos 73 anos do município, no próximo dia 12. Ditão realizará a festa na praça e quer aproveitar o momento para fazer um balanço de sua gestão e anunciar investimentos, além de dar o crédito a quem vem ajudando a cidade. O prefeito esteve nos gabinetes dos dois jandaienses do governo — João Ortega e Lucio Mauro Tasso, da Casa Civil — e também se reuniu com Guto Silva, na Secretaria de Cidades; Márcio Nunes*, titular da Agricultura e Abastecimento, e Beto Preto, secretário de Saúde. Os 26 prefeitos do Vale do Ivaí também estão sendo convidados.
Demandas da GCM
O vereador Pablo da Segurança (Cidadania) cumpre agenda em Brasília nesta semana, onde acompanha a discussão sobre a PEC 18, a PEC da Segurança. Durante a agenda, o parlamentar aproveitou a troca de experiência com comandantes de Guardas Civis Municipais para garantir vagas a fim de que agentes de Apucarana sejam capacitados como instrutores de tiro. O curso será ministrado no ano que vem pela GCM de Curitiba. “É uma demanda da GCM de Apucarana. A formação desses profissionais pode tornar a corporação multiplicadora da técnica”, comentou após encontro com o comandante da CGM da capital, Celso dos Santos Júnior.
Ponte do Rio Ivaí
O prefeito de Jardim Alegre, Moisés Santos (PSD), esteve nesta semana na sede do IAT (Instituto Água e Terra), em Curitiba, para tratar da liberação da licença provisória para a construção da ponte sobre o Rio Ivaí. A ponte de 250 metros, que ligará Grandes Rios a Jardim Alegre, teve aporte de R$ 27,8 milhões autorizado na semana passada pelo governador Ratinho Junior (PSD), e o prefeito agora agiliza a documentação. Moisés destaca a importância dessa etapa para garantir o avanço da obra. “A ponte é muito esperada pela população e será fundamental para melhorar a conexão e o desenvolvimento da região”, reforça o prefeito.
Luto em Sabáudia
A Câmara Municipal de Sabáudia divulgou ontem nota de pesar pela morte, aos 52 anos, do ex-vereador Luís Donizeti de Melo (Republicanos). Ele faleceu no Honpar de Arapongas, onde estava internado em tratamento contra uma leucemia. Luis Melo foi vereador por três mandatos (2009/12, 2017/20 e 2021/24). Na Câmara, ocupou cargos de vice-presidente e presidente do Legislativo. Servidor municipal, era bastante conhecido também como comunicador e mantinha uma página de notícias popular na cidade. O prefeito Hugo Manueira (PSD) decretou luto oficial de três dias no município.
Prefeito e tio de formando
O prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), participou na noite de anteontem da formatura dos alunos que encerraram o ensino fundamental na Escola Municipal Cívico-Militar Alzira Horvatich. Localizada na região do Flamingos, bairro de origem do prefeito, a escola é emblemática: é a primeira instituição municipal do Paraná a implantar o ensino cívico-militar, projeto instituído pelo ex-prefeito Sérgio Onofre (PSD), cujo trâmite jurídico foi acompanhado por Cita, então procurador do município. “Juntos, nós conseguimos fazer hoje um sucesso que é repetido em todo estado do Paraná”, afirmou Cita, que esteve na solenidade não apenas na qualidade de prefeito, mas de tio de um dos formandos.