POLÍTICA

min de leitura - #

Eliana destaca atuação pela mulher e recursos viabilizados no mandato

Lis Kato

| Edição de 11 de julho de 2025 | Atualizado em 11 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Na série de entrevistas com os 11 vereadores de Apucarana, o Grupo Tribuna conversou com Eliana Rocha (Solidariedade), que está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal. Única mulher da atual legislatura e reconhecida por sua atuação como liderança comunitária, a vereadora falou sobre os projetos em andamento, a destinação de recursos e sua atuação em defesa das mulheres, área que a parlamentar, que também ocupa o cargo de vice-presidente da mesa executiva da casa, vem se destacando.

Eliana destacou que já destinou mais de R$ 1 milhão em emendas, recursos que foram aceitos pelo município. Parte desse valor será investido na construção da capela mortuária do bairro João Paulo e na aquisição de um veículo para o Conselho Tutelar. “Tenho uma irmã conselheira tutelar e sei da importância do trabalho que realizam. Esse carro vai ajudar muito”, afirmou.

Segundo a vereadora, os trâmites para a construção da capela estão em andamento. “O projeto já está pronto, e agora o município avalia qual terreno será utilizado. A expectativa é que em até 40 dias o local seja definido e, em seguida, iniciada a licitação”, explicou.

À frente da Procuradoria e Ouvidoria da Mulher, Eliana criou um canal direto para o acolhimento e orientação de mulheres da cidade. “Não é só para casos de violência, mas também para escutar e encaminhar. Recebemos ligações todos os dias. É um trabalho constante, mas muito necessário”, contou.

A parlamentar também anunciou novidades para os próximos meses, como a implantação de uma sala própria para a Procuradoria da Mulher, garantindo mais sigilo e estrutura no atendimento. “Recebemos um veículo que usamos diariamente, inclusive para levar nossas ações às escolas e aos bairros”, acrescentou.

Outro projeto destacado é a lei Parada Segura, de sua autoria, voltada à proteção de mulheres, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção no transporte coletivo, especialmente no período noturno. Segundo ela, o funcionamento pleno da iniciativa deve começar em agosto, com apoio da empresa VAL. “Queremos garantir o direito à segurança sem comprometer a integridade dos passageiros. Faremos campanha nos terminais para orientar a população”, disse.

Em uma recente pesquisa de opinião, Eliana foi apontada como a terceira vereadora mais bem avaliada da Câmara. “É uma honra muito grande, especialmente por ser a única mulher entre os 11 vereadores. Isso mostra que nosso trabalho está chegando até as pessoas”, celebrou.

Apesar da pouca experiência legislativa, ela afirma que a vivência como liderança comunitária foi fundamental. “Sempre estive envolvida com feiras, hortas, movimentos religiosos e sociais. As pessoas me conhecem e confiam no meu trabalho. Cresci com essa base”, contou. Sua trajetória na política começou em 2016 quando foi candidata pela primeira vez. Em 2020, apesar de ser quinta mais votada também não conseguiu ser eleita, garantindo a cadeira em 2024 com mais de 1,5 mil votos.

Para o segundo semestre, Eliana reforça o compromisso com a população: “Vou seguir firme, ouvindo, acolhendo e trabalhando. O meu gabinete está nas ruas e também de portas abertas na Câmara. Temos muitos projetos para colocar em prática e mais novidades a caminho.”