A vereadora Eliana Rocha (Solidariedade), única mulher eleita na Câmara de Apucarana, reforçou em entrevista ao Grupo Tribuna seu compromisso com a pauta feminina e com a população da cidade. Presidente da Procuradoria da Mulher no município e vice-presidente do Legislativo, ela participou recentemente do 6º Congresso da Procuradoria da Mulher no Paraná, onde compartilhou as ações já desenvolvidas em Apucarana e destacou o protagonismo da cidade na área.
“Enquanto outros municípios ainda estão estruturando suas procuradorias, Apucarana já atua com atendimento itinerante, nas escolas e com canal direto via WhatsApp. Foi gratificante perceber que estamos à frente e, ao mesmo tempo, voltar com novas ideias para ampliar o trabalho”, afirmou.
Eliana também defende o incentivo à participação feminina na política e reforça a importância da representatividade. “A política ainda é um ambiente muito masculino. Mas as mulheres têm competência e precisam enxergar a política como espaço de transformação”, disse. Para ela, é essencial que a Câmara conte com mais mulheres eleitas nas próximas eleições.
Durante o mandato, a vereadora tem atuado também em várias frentes. Na sessão da última segunda-feira (12), foi aprovado em primeira votação projeto de lei de sua autoria, permitindo que, das 20h às 5h, mulheres, idosos e pessoas com deficiência possam solicitar parada fora dos pontos convencionais de ônibus, desde que dentro do itinerário da linha. A medida visa garantir mais segurança no transporte coletivo. Segundo a vereadora, muitas mulheres trabalham à noite e o objetivo é garantir a sua segurança, visando prevenir roubos e até casos de feminicídios.
Eliana também vem intensificando ações de representação, buscando recursos e viabilização de projetos em Apucarana. Na área da causa animal, Eliana conseguiu, semana passada, por meio da deputada estadual Flávia Francischini, um kit de R$ 35 mil para castração de pets, com mais recursos previstos. “É uma pauta que faz parte da minha vida. Cresci com esse cuidado pelos animais”, comentou.
A vereadora também garantiu verbas para outras iniciativas importantes, como a implantação da capela mortuária na região do João Paulo, bairro onde mantém vínculos há mais de 30 anos. O projeto, de R$ 530 mil, já está encaminhado e deve beneficiar moradores da região, que concentra cerca de 20 mil pessoas.
Outros recursos já viabilizados por Eliana incluem veículos para o Conselho Tutelar e para ações da Lei Maria da Penha, além do Restaurante Popular, sonho antigo que começou a ser articulado quando ela ainda atuava no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional. “Sou uma vereadora do povo. Bati palma para pedir voto e continuo voltando aos bairros para agradecer. Quero mostrar que a mulher pode ser protagonista de um mandato atuante e transformador.”