O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques foi detido na madrugada desta sexta-feira (26), no Paraguai. Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 24 anos e seis meses de prisão por envolvimento na trama golpista que tentou manter o ex-presidente da República Jair Bolsonaro ilegalmente no poder após a derrota eleitoral em 2022, Vasques foi preso quando tentava embarcar em um voo com destino a El Salvador. A tornozeleira eletrônica que monitorava o cumprimento da prisão domiciliar do ex-diretor da PRF parou de emitir sinal na madrugada desta quinta-feira (25), noite de Natal. Silvinei foi preso no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, utilizando um documento falso. Inicialmente, os paraguaios não sabiam se tratar do ex-chefe da PRF.
Rodolfo vai dar spoiler
Com as inscrições da prova pedestre 28 de Janeiro em andamento, falta agora definir as atrações da programação do aniversário de Apucarana. Segundo o prefeito Rodolfo Mota (União), está praticamente tudo definido para a festa dos 82 anos. A programação oficial de aniversário, segundo ele, deve ser anunciada no próximo dia 5. Parte das atrações, entretanto, deve ser anunciada neste domingo, no encerramento da programação de fim de ano, que vai levar vários grupos de pagode para show gratuito na Praça Rui Barbosa. A estimativa de público é de milhares de pessoas e o show deve ser uma prévia do que se esperar em janeiro do ano que vem.
Maioria de direita
Mais de um terço dos brasileiros se classificam como de direita. É o que mostra pesquisa do Datafolha. Outros 22% se denominam de esquerda. Com isso, são 57% aqueles que se identificam com as posições mais próximas aos polos do espectro político na população. No levantamento, realizado de 2 a 4 de dezembro, outros 7% se declararam de centro-esquerda, 17% de centro, 11% de centro-direita e 8% não souberam dizer. Como se vê, os extremos foram continuam dominando. Foram ouvidas 2.002 pessoas, com 16 anos ou mais, em 113 municípios do Brasil. A margem de erro dos dados gerais da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Lula e Ratinho Jr empatam
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece à frente de todos seus oponentes em quatro cenários testados para o primeiro turno da eleição presidencial de 2026, mostra levantamento publicado nesta sexta-feira (26), pelo Instituto Paraná Pesquisas. Já no segundo turno, a vantagem do presidente cai e ele aparece na margem de empate técnico com cinco adversários - Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL) e Ratinho Jr. (PSD). Em eventual disputa com o governador do Paraná, Lula tem 43,8% e Ratinho Jr.: 40,2%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.
Disputa por Marina
O PSOL entrou na briga para filiar a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, à sigla. Com Marina prestes a deixar a Rede Sustentabilidade devido a um racha com a deputada federal Heloísa Helena (RJ), o partido a quer nos quadros para que ela dispute o Senado por São Paulo. O partido vai entrar em uma fila que já conta com PT e PSB, que também querem a ambientalista em suas fileiras. Marina, inclusive, já foi filiada ao PT, quando foi senadora pelo Acre, e do PSB, quando disputou a Presidência em 2014, sendo a terceira colocada. No PSOL, um dos articuladores da aproximação é o ministro da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos, recém-chegado na Esplanada.