O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) sancionou nesta quarta-feira (13) a lei ( 22.188/2024 ) que permite o início do processo de desestatização da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Paraná). A proposta foi aprovada ontem em sessão extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa e em três turnos no plenário da Casa pelo placar final de 37 votos favoráveis, 7 contrários e 9 abstenções.
A ideia do governo é que os cidadãos tenham serviços melhores e mais digitais, com a garantia da gratuidade. Além disso, o Estado pode ter uma grande Gov Tech, gerando empregos de TI locais.
A partir de agora o Estado vai encomendar uma série de estudos sobre o melhor modelo para essa nova fase da organização, que pode ser com alienação parcial ou total dos bens. O processo ainda contempla um valuation e uma sondagem de mercado, além de audiência pública, e deve ser concretizado na B3, em São Paulo. Essa fase deve durar cerca de 12 a 15 meses e será acompanhada pelo Tribunal de Contas do Estado. (AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS)