POLÍTICA

min de leitura - #

Governo do Paraná adota Conta Única para pagamentos

Da Redação

| Edição de 18 de julho de 2025 | Atualizado em 18 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ratinho Junior assinou nesta semana o decreto nº 10.614/2025, que implementa a Conta Única do Tesouro Estadual (CUTE) e estabelece o Limite de Saque no âmbito do Poder Executivo Estadual. A novidade é parte da iniciativa do Tesouro Estratégico, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), e centraliza o gerenciamento de recursos do Estado.

Essa unificação, de acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, faz parte do processo de modernização da gestão financeira do Paraná. Segundo o secretário, ela aprimora o controle do fluxo e ajuda a manter o equilíbrio do caixa, otimizando as aplicações financeiras. “É uma medida que vem para dar muito mais eficiência ao Tesouro do Estado, além de oferecer mais segurança e transparência na execução dos pagamentos”, explicou.

Até então, todas as despesas realizadas pelos órgãos estaduais com recursos do Tesouro do Estado poderiam ser pagas a partir de qualquer uma das quase 200 contas bancárias do Governo Estadual. Com a Conta Única, todo esse processo começará a ser centralizado.