O ministro das Cidades, Jader Filho, prometeu liberar mais de R$ 7,3 milhões para projetos de resíduos sólidos em Ivaiporã através do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), por meio de convênios formalizados com o Instituto Água e Terra (IAT). A confirmação ocorreu anteontem, em Brasília, durante reunião com lideranças do município. Ivaiporã está entre os 7 municípios do Paraná contemplados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes – subeixo Gestão de Resíduos Sólidos.
Participaram do encontro o deputado federal Sérgio Souza (MDB), a prefeita em exercício Gertrudes Bernardy (MDB), o prefeito licenciado Carlos Gil (PSD), vereadores e o presidente da Câmara, Ilson Gagliano (PSD).
O investimento será destinado à ampliação da coleta seletiva, à implantação de uma unidade de compostagem de resíduos orgânicos e à estruturação dos sistemas de transporte e destinação final dos resíduos sólidos urbanos. O município também receberá equipamentos e veículos para fortalecer tanto a coleta convencional quanto a coleta seletiva.
Sérgio Souza destacou que o Ministério já enviou verbas importantes para Ivaiporã, como recursos para moradias e pavimentação. “Viemos pedir a liberação de mais recursos e apresentar novas demandas”, afirmou.
Carlos Gil destacou que o recurso vai melhorar a coleta seletiva, a gestão dos resíduos e a vida dos cooperados que atuam no local. “Hoje, mais de 40 pessoas trabalham na Central de Triagem e Compostagem do Aterro Sanitário. Esse dinheiro vai ajudar muito”, disse.
Para a prefeita interina Gertrudes Bernardy, o investimento é um divisor na política ambiental do município. “Esta conquista é resultado de planejamento, responsabilidade técnica e, acima de tudo, respeito ao meio ambiente. Ivaiporã está preparada para avançar com projetos sustentáveis e transformar nossa realidade na área de resíduos sólidos”, afirmou.
Segundo ela, o comprometimento de Ivaiporã com a regularidade ambiental foi um fator decisivo para a aprovação do projeto. O município atende a todos os requisitos técnicos e legais exigidos pelo Ministério das Cidades, com destaque para a conformidade das licenças ambientais emitidas pelo Instituto Água e Terra (IAT).
Também participaram da reunião os vereadores Ailton Stipp (MDB), Valdeci Rodrigues Dias, o Careca (PSD), e Rodrigo Cordeiro (Republicanos).