O jornalista Edison Costa, 71 anos, foi homenageado com o título de Cidadão Honorário nesta quinta-feira (27) em Apucarana, em reconhecimento aos seus 41 anos de atuação ininterrupta na imprensa local e regional. A entrega da honraria, aprovada pela Câmara Municipal, contou com a presença do prefeito Rodolfo Mota e de José Airton Deco de Araújo (Agir), autor da proposição na época em que era vereador e atual diretor-presidente da Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa).
Com uma carreira que se confunde com a própria história recente do município, Edson acumula passagens marcantes pelos jornais Tribuna da Cidade e posteriormente a Tribuna, onde atuou por mais de 40 anos, cobrindo editorias que variam de política e agricultura a esporte e colunismo social. Atualmente, o jornalista mantém suas atividades em uma rádio web, reafirmando que não pretende parar tão cedo: “Estou feliz, porque para mim esta homenagem é um reconhecimento ao trabalho que eu desenvolvi aqui em Apucarana durante todo este período. Enquanto estiver vivo, vou continuar trabalhando”, declarou.
Ao agradecer a homenagem, Edison destacou que o reconhecimento é fruto de uma postura profissional pautada pela ética e pelo respeito. “Sempre procurei fazer um jornalismo com credibilidade. Nunca magoei ou critiquei asperamente ninguém. Minha intenção sempre foi construir amizades”, afirmou o jornalista, ressaltando sua boa relação com lideranças de todo o Vale do Ivaí.
O prefeito Rodolfo Mota (União), que acompanhou o trabalho de Edson desde quando era vereador, enfatizou a importância do homenageado para o registro histórico da cidade. “É uma justa homenagem. O seu Edison tem uma história que se confunde com a de Apucarana, cobertura de tantos eventos, boas notícias e momentos difíceis da cidade, traduzidas em palavras, em uma escrita contundente, clara e objetiva”, disse o prefeito.
A proposição da homenagem foi apresentada originalmente em 2020 pelo então vereador Deco e aprovada por unanimidade pelos legisladores da época. Deco relembrou o apoio recebido do jornalista no início de sua vida pública, em 2004. “Fui acolhido por ele quando cheguei à Câmara. Ele, uma pessoa mais experiente, mais madura, que me muitos conselhos”, recordou.