Jovens de 16 a 18 anos que querem participar das eleições municipais deste ano têm até 8 de maio para tirar o título eleitoral, que habilita o cidadão ou a cidadã a exercer o direito do voto. Em outubro, as eleições serão para escolher os representantes que ocuparão pelos próximos quatro anos os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador dos municípios.
Entre 18 a 22 de março, a Justiça Eleitoral realizou a Semana do Jovem Eleitor 2024 e nas redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a campanha dedicada a estimular o voto dos jovens, com o tema Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história.
Na interação com este público, a Justiça Eleitoral destaca que a cidadã ou o cidadão que participa do processo eleitoral fortalece a democracia. “Ao votar, cidadãs e cidadãos podem ajudar a mudar o futuro da sua cidade e do seu estado. Por isso, a eleição é tão importante!”.
Em Apucarana, o número de eleitores de 16 e 17 anos é baixo. São 395 jovens nessa faixa etária já cadastrados, o que corresponde a apenas 0,42% do eleitorado, segundo dados de março deste ano do TSE. No total, Apucarana soma 94.842 eleitores aptos a votar em 6 de outubro.
Em Arapongas, o panorama é o mesmo. São 391 eleitores de 16 e 17 anos em um universo de 83.933 votantes cadastrados até agora, ou seja, 0,46% do total.
O procedimento de alistamento eleitoral pode ser feito pela internet, por meio do sistema de sistema autoatendimento TítuloNet. Ao acessar o sistema, o jovem deve selecionar a opção “não tenho”, na guia “Título de eleitor”, somente se nunca tiver tirado o título. Posteriormente, deverá preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número da carteira de identidade e local de nascimento.
Além dessas informações, é preciso anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As duas seguintes são da própria documentação utilizada para comprovar a identificação da primeira foto.
Por fim, é necessário juntar um comprovante de residência. E os eleitores homens com idade entre 18 e 45 anos devem enviar ainda o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.
Fóruns eleitorais vão ampliar atendimento a partir do dia 22
Do dia 22 de abril até o dia 8 de maio, 28 Fóruns Eleitorais em todo o estado do Paraná atenderão das 9h às 17h. A ação tem o objetivo de estender o horário de atendimento a grande parte dos eleitores do estado, tendo em vista o encerramento do prazo de regularização do cadastro eleitoral no dia 8 de maio.
Os Fóruns também prestarão atendimentos nos finais de semana dos dias 13 e 14 de abril e 4 e 5 de maio. Nos dias 13 de abril e 4 de maio (sábados), o atendimento ocorrerá das 9h às 17h; nos dias 14 de abril e 5 de maio (domingos), os Fóruns Eleitorais estarão abertos das 9h às 13h.
O atendimento estendido será realizados nos Fóruns Eleitorais dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Sarandi, Toledo, Umuarama e União da Vitória.