A Justiça Eleitoral retotalizou ontem os votos das eleições proporcionais de Mauá da Serra e definiu três novos vereadores para Câmara Municipal. A medida decorre da cassação dos vereadores eleitos do PL e União Brasil e anulação dos votos dos dois partidos. Vão assumir as vagas Wagner Dias Ferreira (MDB), Nelson Granada (PP) e Fábio Gean Carneiro (PT/Federação Brasil Esperança). A posse ocorre nesta sexta-feira (11), às 10 horas.
O ato de retotalização foi realizado no início da tarde de ontem pelo juiz da 76ª Zona Eleitoral, da Comarca de Marilândia do Sul, Gabriel Kutianski Gonzalez Vieira, no Cartório Eleitoral. O promotor eleitoral Carlos Frederico dos Guaranys Escocard de Azevedo, representantes da OAB, dirigentes partidários e os vereadores eleitos acompanharam a retotalização.
Dos 6.525 votos válidos das eleições proporcionais de 2024, 1.938 foram anulados.
Foram cassados os mandatos de Reginaldo Martins Ferreira e Fábio Caetano Alves, do União Brasil, e Carlos Veloso da Silva, do PL. Os dois partidos foram condenados em ações de investigação eleitoral por fraude à cota de gênero.
Na sequência do processo de retotalização, os três novos vereadores e os demais foram diplomados. Por conta da anulação dos votos, os diplomas de todos os vereadores também foram anulados. O documento de diplomação foi emitido ontem, permitindo a realização da nova posse hoje pela manhã.
Com a retotalização, o MDB e PP ganharam mais uma cadeira na Câmara. O PT que não tinham eleito nenhum vereador, ganhou uma vaga. A Câmara de Mauá da Serra tem nove cadeiras.
Depois da posse, os vereadores também vão definir uma nova mesa diretora. O atual presidente do legislativo é o vereador Frantiesco Carneiro Gomes (Podemos).
Dois dos vereadores cassados também ocupavam cargos. Carlos Veloso da Silva era primeiro secretário e Reginaldo Martins Ferreira era segundo secretário. Nenhuma mulher garantiu mandato na Câmara de Mauá da Serra.