Cerca de 107 mil mesários e mesárias que trabalharão nas eleições municipais deste ano em todo o Paraná estão participando de treinamentos específicos pelo sistema online disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Os treinamentos prosseguem até o dia 3 de outubro.
Nos dois maiores colégios eleitorais da região, ou sejam, Apucarana e Arapongas, estão passando pelo treinamento virtual 2.294 mesários e mesárias. São 1.232 do Cartório Eleitoral de Apucarana, que inclui Cambira e Novo Itacolomi, e 1.062 do Cartório de Arapongas, que abrange também Sabáudia.
Segundo a chefe do Cartório de Apucarana, Andrea Silva Milanin, além de mesários também trabalharão nas eleições de 6 de outubro 125 administradores de prédio, 43 coordenadores de acessibilidade e 38 auxiliares de serviços eleitorais.
Já no âmbito do Cartório de Arapongas, conforme a chefe Mariângela de Souza Mello, vão trabalhar também 89 administradores de prédio, 61 coordenadores de acessibilidade, 21 auxiliares de serviços eleitorais, além 16 roteiristas.
Até as eleições, parte desses outros grupos convocados pela Justiça Eleitoral também vai participar de treinamento presencial.
Para informações específicas sobre treinamentos de mesários da sua cidade ou comarca, basta informar-se com a Zona Eleitoral de sua atuação.
ACESSO ONLINE
O aplicativo Mesário, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está disponível para download no Google Play e na App Store. Pelo app, as mesárias e os mesários podem acessar o treinamento e guias, emitir certificados e sanar dúvidas.
O treinamento disponível no aplicativo é organizado em oito módulos, que tratam da atuação como mesário e dos procedimentos a serem realizados antes, durante e após a votação. As mesárias e os mesários têm até o dia 5 de outubro (um dia antes do primeiro turno da eleição) para finalizar a capacitação. Após a conclusão das aulas, as mesárias e os mesários devem realizar os exercícios, na opção “Teste seus conhecimentos”, e avaliar o treinamento, disponível no tópico “Pesquisa de satisfação”, para obter o certificado de conclusão. Além disso, é possível emitir a Declaração de Trabalhos Eleitorais (DTE) pelo app, quando disponibilizada pela Justiça Eleitoral. (COM ASSESSORIA DO TRE-PR)