Neste domingo, segundo dados do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), 353.559 eleitores vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores das 29 cidades da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), mais Arapongas, Sabáudia e Manoel Ribas. O número de eleitores aptos a votar neste pleito municipal cresceu 4% em relação às eleições de 2020, realizadas durante a pandemia da Covid-19, quando a região tinha 340.584 eleitores cadastrados.
O maior colégio eleitoral da região é Apucarana, que soma 95.740 eleitores aptos a votar, um aumento de 4% em relação ao último pleito municipal. Arapongas segue como o segundo município em eleitores. São 85.704, número 8% maior. Na região, o município que mais aumentou o eleitorado foi Sabáudia, que passou de 5.881 para 6.650, ou seja, 13% a mais em relação ao pleito municipal de 2020.
Se de um lado o número de eleitores cresceu, de outro houve redução no número de candidatos. Nas eleições majoritárias, são 84 nomes disputando as 29 prefeituras da região, sete candidatos a menos que em 2020. No legislativo também houve queda. São 1.929 concorrentes ao cargo de vereador neste pleito, 35 a menos que na eleição anterior, quando 1.964 a disputaram.
O perfil dos candidatos a prefeito é majoritariamente masculino, representando 95% do total. Apenas oito mulheres disputam o cargo. Elas estarão na busca pelo Poder Executivo nos municípios de Apucarana, Arapuã, Bom Sucesso, Cambira, São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí e em Marumbi, único município onde as mulheres formam a maioria das candidaturas. São duas mulheres e um homem concorrendo ao cargo. Já na disputa como vice, são 15 mulheres compondo chapas em onze municípios.
Dos 84 concorrentes à Prefeitura, 13 estão em busca da reeleição. São os prefeitos de Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Cruzmaltina, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Kaloré, Manoel Ribas, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Sabáudia, São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí. A região também tem 13 ex-prefeitos tentando retornar ao cargo.
O município da região que mais tem candidatos à Prefeitura é Jandaia do Sul, com 7 nomes na disputa, mesmo número registrado nas eleições municipais de 2020. Em seguida vêm Apucarana, Borrazópolis, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Marilândia do Sul e Mauá da Serra, todos com quatro na corrida eleitoral.
A surpresa do pleito eleitoral deste ano vem de Lunardelli, município com apenas uma candidatura registrada. Luiz Wanderlei Marson Sardi (MDB) é o único candidato a prefeito. Ele concorre tendo como vice Zeila Moribe (MDB).
Os partidos que mais têm candidatos a prefeito na região são o PSD, com 18 concorrentes, seguido do MDB com 13 e o União Brasil, com 9 na disputa pela Prefeitura.
Mais de 1,9 mil concorrem a vereador
Na corrida por uma vaga no Legislativo, foram 1.929 candidatos que registraram candidatura junto à Justiça Eleitoral.
Os maiores colégios eleitorais da região são também os municípios onde a disputa é mais acirrada.
Arapongas, que tem 15 cadeiras no Legislativo, tem 240 candidatos aptos na disputa, o que implica em uma concorrência de 16 candidatos por cadeira. Apucarana, cuja Câmara tem onze vagas, tem 160 candidatos aptos. Jandaia do Sul também tem uma eleição para vereadores concorrida. As nove cadeiras são disputadas por 117 candidatos.
De outro lado, as cidades com menor número de candidatos a vereador são Arapuã, com 32 candidatos e Rio Branco do Ivaí, com 35 nomes aptos na disputa. Em ambas as cidades, são nove vagas no Legislativo.