POLÍTICA

min de leitura - #

Médico propõe novo modelo de saúde pública em Mauá

Louan Brasileiro

| Edição de 23 de agosto de 2024 | Atualizado em 23 de agosto de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), o médico Edinei Batista Francisco, conhecido por Dr. Edinei, é candidato a prefeito de Mauá da Serra (PR) no pleito deste ano. Ele nasceu em São Paulo, capital, tem 44 anos e é casado. Médico clínico-geral, especialista em medicina do tráfego, exerce a medicina há 13 anos em Mauá da Serra, sendo 10 deles como Médico da Família.

Esta é a primeira vez que ele disputa a prefeitura, através da coligação “É hora de mudar, renova Mauá”, composta pela federação PT-PCdoB-PV e pelo PDT. Seu candidato a vice é o empresário Agileu Ventura da Silva (PDT).

Em entrevista ao TNOnline e à Tribuna do Norte, o médico afirma que se motivou a entrar na política por conhecer as demandas da população a partir do seu trabalho junto aos pacientes da saúde pública.

“O motivo de eu entrar na política hoje é porque eu sei e vejo a necessidade da população a partir do meu trabalho, pois eu atendo diretamente a população e vejo a necessidade de políticas públicas, mas políticas públicas voltadas para nós, para nossa sociedade”, diz.

Uma de suas propostas de campanha é a implantação de uma instituição de ensino superior no município. “Tem que ter um polo universitário, porque o município comporta. Hoje a gente precisa de um desenvolvimento não apenas para capacitar os nossos jovens que estão lá, mas dar oportunidade para as grandes cidades vizinhas também”, ressalta.

A área da saúde é uma grande prioridade em seu projeto de governo. Segundo o Dr. Edinei, um de seus focos é a reestruturação.

“O que nós precisamos fazer na saúde é estruturar primeiro, mas temos que estruturar o nosso de trabalho com mais tecnologia, mudar aquele eletro, colocar um raio-X maior de qualidade, colocar umas mudanças estruturais dentro do setor para o nosso funcionário atender com mais qualidade”, afirma.

“Outro ponto importantíssimo é trabalhar a saúde como prevenção e promoção de saúde. Não adianta você só atender o doente, você tem que fazer uma promoção de saúde também, tem que ter uma intervenção”, destaca.

Dr. Edinei também defende a implantação do atendimento multiprofissional. “Eu quero trabalhar de forma múltipla, multiprofissional, trabalhar com cronograma, trabalhar com a fisioterapia, trabalhar com o educador físico e trabalhar com fonoaudiólogo. Não temos fono na cidade de Mauá e hoje nós temos uma área que é muito carente, que são as nossas crianças TDH, criança autista, nós temos que fortalecer a saúde como um todo”, ressalta.

Na agricultura e na geração de empregos, ele pretende criar secretarias específicas para fomento desses setores.