Uma Mega-Sena da virada em novembro. A agenda do governador Ratinho Junior (PSD) ontem no Vale do Ivaí equivale ao famoso prêmio em valor de investimentos que incluem obras estratégicas em infraestrutura, assistência social e inovação. Quem fez a comparação foi o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil (PSD). Anfitrião do evento, Carlos Gil destacou o impacto das obras e também do Korean Valley, centro de inovação que vai reunir startups coreanas, também inaugurado ontem pelo governador. As rodadas de negociação com empresas coreanas, inclusive, começaram ontem. “As propostas foram fantásticas para a educação e, principalmente, para a saúde”, revelou o prefeito. Ratinho Jr foi para Ivaiporã acompanhado de ampla comitiva com os secretários das Cidades, Guto Silva; da Fazenda, Norberto Ortigara; de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; da Saúde, Beto Preto; e do Trabalho, Do Carmo, e Inovação; Alex Canziani.
Nota de repúdio
O Sindspa - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana divulgou ontem uma nota de repúdio à lei que extinguiu 45 cargos do quadro da Prefeitura, aprovada na última segunda-feira em sessão extraordinária. Para o sindicato, “a lei enfraquece a estrutura administrativa do município, reduz a força de trabalho concursada e abre espaço para contratações temporárias ou terceirizadas, distanciando-se dos princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade e eficiência”. Em nota, o Sindspa também criticou o fato da administração não ter consultado a entidade na formatação da lei. A nota é uma resposta às críticas que o sindicato vem recebendo pela inércia em relação ao tema. Nenhum representante do sindicato acompanhou a votação.
Tirania na Câmara
Nos corredores da Câmara Municipal de Apucarana não se fala em outra coisa: o tratamento tirano dispensado por um determinado edil aos funcionários de seu gabinete. Todos são tratados rudemente, como se “lacaios” fossem. São servidores pagos com dinheiro público e merecem, no mínimo, respeito e urbanidade. Se a situação persistir, não será surpresa se algum funcionário fizer denúncia por “assédio moral”...
Conquista coletiva
A assinatura ontem de convênio de R$ 27 milhões destinados ao projeto da ponte entre Jardim Alegre e Grandes Rios é um passo fundamental para a interligação do Vale do Ivaí. O projeto, como bem lembrou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto (PSD), presente ontem na solenidade, vem sendo debatido junto aos prefeitos da Amuvi - Associação dos Municípios do Vale do Ivaí há tempos. Beto, que foi presidente da entidade em seu mandato como prefeito de Apucarana fez questão de destacar a participação de ex-prefeitos na conquista, caso do ex-prefeito de Jardim Alegre, Roberto Furlan -presente no evento, Toninho do Café, de Grandes Rios e os reeleitos Carlos Gil, de Ivaiporã, e Pedro Taborda, de Rio Branco do Ivaí. “Esses prefeitos montaram um consórcio para pagar esse projeto, um bom projeto, muitos ajudaram e o resultado hoje nós estamos colhendo aqui”, diz.
“República de Maringá”
Parodiando a época que a operação ‘Lava Jato’ fazia muito sucesso no Brasil e se transformou na ‘República de Curitiba’, o vereador apucaranense Lucas Leugi (PSD) resolveu criar a ‘República de Maringá’. O real significado ele ainda não expressou publicamente, mas Lucas tem percorrido muito a cidade e municípios no seu entorno, gravando vídeos que, no mínimo, são muitos polêmicos e mexem com a política local.