Em Jardim Alegre, a partir de 1º de janeiro deixa o cargo o atual prefeito José Roberto Furlan (PSD), que está à frente do município por dois mandatos, e entra o atual vice-prefeito Moisés Lnortovz dos Santos (PSD), 47 anos, o Moisés Santos ou Moisés da Farmácia, como é bastante conhecido na cidade. Como não poderia deixar de ser, o futuro prefeito assegura que pretende dar continuidade aos projetos da administração municipal e implantar outros de seu plano de governo visando a melhoria da qualidade de vida da população.
Eleito com 4.672 votos nas eleições de 6 de outubro, Moisés Santos é o entrevistado da série Prefeitos Eleitos, conduzida pelo TNOnline e Tribuna do Norte com o objetivo de dar oportunidade para os novos gestores públicos municipais apresentarem suas propostas de trabalho.
Além de vice-prefeito, Moisés Santos já foi vereador de 2017 a 2020, tendo sido o mais votado nas eleições municipais de 2016. Ele quer aproveitar essas duas experiências políticas para manter o que considera Jardim Alegre no processo de desenvolvimento econômico e social.
“É claro que nós temos uma certa experiência, mas Prefeitura é uma caixinha de surpresas, cada dia que abre aquela porta tem uma coisa nova para a gente resolver”, admite.
O futuro prefeito assinala que, durante a campanha eleitoral, ao fazer visitas às famílias, foi possível conhecer de perto as principais demandas da população. E assim como acontece em outros municípios, o que a comunidade mais pede é saúde e emprego. “E assim será nossa principal proposta de trabalho nos próximos quatro aos”, afirma.
Para tanto, Moisés Santos quer contar com a orientação política e administrativa do atual prefeito, que ele considera seu professor, e com o trabalho de uma equipe bem estruturada e eficiente, que deverá ser praticamente a mesma do atual mandato.
No caso da saúde, por exemplo, Moisés Santos assinala que será feito um levantamento de todas as demandas que ficaram represadas durante a pandemia da covid-19, como consultas e cirurgias especializadas e exames diversos. De posse deste levantamento, vai buscar recursos e auxílio dos governos estadual e federal para acabar com essa filha de espera.
Outra proposta é trazer a farmácia móvel para atender a cidade e a zona rural com a distribuição de medicamentos de uso controlado e outros como antidepressivos e antibióticos para que a população tenha fácil acesso.
Na área de geração de empregos, a intenção é incentivar a atração de novas empresas aproveitando a estrutura do parque industrial e a localização estratégica de Jardim Alegre num eixo de potencial desenvolvimento econômico.