POLÍTICA

min de leitura - #

Novo prefeito quer iniciar o mandato em ritmo já acelerado em Arapongas

Fernando Klein

| Edição de 18 de outubro de 2024 | Atualizado em 18 de outubro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeito eleito de Arapongas com 52,60% dos votos válidos no pleito de 6 de outubro, o advogado Rafael Cita (PSD) afirmou nesta sexta-feira, em entrevista ao TNOnline, que já iniciou o processo de transição e, inclusive, já está dando andamento a alguns projetos que pretende implantar quando assumir a gestão em 1º de janeiro de 2025. Segundo ele, o objetivo é iniciar a administração em um “ritmo acelerado”.

“Nos próximos dias eu já vou a Curitiba com alguns projetos prontos que a gente quer executar no ano que vem. Vou também a Brasília no final de novembro para tratar das emendas de bancada. Então, já estou no ritmo de trabalho”, disse Cita, que tem 37 anos e é o prefeito eleito mais jovem da região.

Entre os projetos prioritários já a partir da posse, segundo ele, está o Contorno de Arapongas. De acordo com o político, a missão é destravar essa obra, que não avançou nos últimos anos por conta de uma disputa judicial com a Viapar.

“A situação do contorno é importante para o município, porque já era para estar pronto há anos, passou muito tempo e a concessionária de pedágio veio, levantou dinheiro e não fez a obra. Então a gente vai atuar em algumas frentes. Então, qual que vai ser a minha luta? Que quando vier o novo lote do pedágio, que essa obra seja incluída como a primeira. A gente luta pela construção, pela nova concessão”, disse.

Como fez parte da atual gestão do prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSD) – primeiro foi procurador jurídico e depois secretário de Governo -, o prefeito eleito de Arapongas afirma que a transição será tranquila.

“Já sei basicamente os dados que eu preciso colher para fazer uma boa transição. Por exemplo, eu participei da elaboração da Lei Orçamentária Anual do ano que vem. Por isso, estou por dentro das questões da prefeitura”, pontua.

Ele destacou durante a entrevista a herança positiva que irá receber do atual prefeito Sérgio Onofre (PSD). “O Sérgio fez uma belíssima gestão. É um político extremamente experiente. Foi o melhor prefeito da história do município de Arapongas. Tem um relacionamento grande no governo do Estado e também com deputados federais. Então, eu pude aprender muito com ele nesse aspecto político”, assinalou.

Sobre a equipe de trabalho, ele afirma que ainda está discutindo o assunto. No entanto, não descarta mudanças para dar a sua “cara” à sua gestão. “Tem algumas coisas que precisam mudar, até para que eu consiga colocar o meu plano de governo em andamento na gestão”, pontuou, sem ainda divulgar nomes. (COM LIS KATO)

Vitória apertada seria por causa da polarização

Em relação à vitória apertada – a diferença foi de 3.025 votos a mais que adversário -, o prefeito eleito Rafael Cita afirma que foi algo natural em Arapongas, por conta da disputa polarizada com o atual vice-prefeito Jair Milani (PL).

“A gente sempre teve confiança na vitória, isso desde o começo da campanha”, afirmou, observando que o adversário tinha uma trajetória de 40 anos de mandatos ininterruptos, como vereador e vice-prefeito, enquanto ele disputava sua primeira eleição.

Rafael Cita acredita que a relação com a Câmara Municipal será tranquila, tendo em vista que dos 15 vereadores eleitos 11 são de sua base política e com os 4 de oposição diz ter uma relação cordial com eles também. “O que eu quero de todos os vereadores é que analisem os projetos que forem bons para o município e os aprovem”.