O superintendente de Apoio aos Municípios (SAM), Sérgio Onofre, está coordenado uma campanha de arrecadação de móveis destinados às famílias atingidas por eventos climáticos. A ação, vinculada à Casa Civil, pretende envolver tanto o setor moveleiro de Arapongas quanto a população em geral. Na próxima semana, estão previstas reuniões com representantes do segmento. A iniciativa atenderá, inicialmente, Pitangueiras — que recebeu visita técnica de Onofre na última semana — e Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Estado. “Arapongas tem um setor moveleiro forte e solidário, e queremos unir essa capacidade produtiva ao espírito colaborativo da população. Vamos coordenar essa ponte entre empresas, governo e comunidades para ajudar quem mais precisa”, destacou Onofre que esteve nesta nesta sexta em contato com o prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino.
Amuvi na Expovale
A 21ª Expovale, iniciada nesta sexta-feira em Ivaiporã, vai concentrar também pautas políticas. Na segunda-feira (17), além de reunião de prefeitos da Amuvi - Associação de Municípios do Vale do Ivaí com o secretário de Estado de Planejamento, Leonaldo Paranhos e outras lideranças, o centro de eventos do parque de exposições sedia também encontro do Cid Centro. O consórcio intermunicipal de sanidade agropecuária reúne 31 municípios e é ferramenta importante de incentivo à comercialização de produtos de origem animal. Já na terça-feira (18), a Expovale recebe vários deputados para realização da Assembleia Itinerante.
Sessão de segunda
Sete matérias, entre projetos de lei e requerimentos estão na pauta da sessão de segunda-feira (17) da Câmara de Apucarana. Na sessão, deve ser aprovado em segunda votação projeto do vereador Lucas Leugi (PSD), que reserva 30% dos assentos nos ônibus do transporte coletivo para mulheres. Batizada de lei do ‘Banco Rosa’, a medida visa aumentar a segurança e o conforto das passageiras, promovendo respeito e proteção e prevenindo o assédio no transporte público coletivo da cidade. Ainda sobre o transporte público, os vereadores devem analisar requerimento que questiona a concessionária VAL a respeito da instalação de pontos de ônibus que constam no contrato.
População de rua em pauta
Os moradores em situação de rua devem voltar à pauta da Câmara de Apucarana nos próximos dias. Tramita na casa um projeto de lei, protocolado nesta semana pelo vereador Guilherme Livoti (União), que institui o programa “De volta para o Meu Lar”, oferecendo apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade que queiram retornar à sua cidade de origem. A iniciativa facilita transporte, emissão de documentos e integração a serviços sociais. O parlamentar se inspirou em um projeto semelhante aprovado pela Câmara de Belo Horizonte (MG) chamado “De volta para a minha terra”. Projetos semelhantes vem sendo discutidos em todo país e são alvo de questionamentos de especialistas.
Investimentos em Faxinal
O prefeito de Faxinal, Hermes Santa Rosa (PSD) está articulando investimentos de mais de R$ 150 milhões na zona rural. Os números e parte dos projetos foram apresentados nesta semana, durante extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) no plenário da Câmara Municipal. “Temos mais de 70 projetos protocolados e estamos trabalhando intensamente para garantir a execução de todos”, destacou Santa Rosa. Entre os principais investimentos estão projetos de pavimentação e melhorias de estradas rurais, além de obras financiadas com apoio da Itaipu Binacional . Para este ano, o investimento previsto é de R$ 50 milhões.