POLÍTICA

min de leitura - #

Paraná discute estratégias da saúde em evento com gestores

Da Redação

| Edição de 11 de março de 2025 | Atualizado em 11 de março de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), iniciou ontem o maior evento de saúde pública do Paraná. O Saúde em Movimento está em sua terceira edição e reúne milhares de profissionais de todo o Estado, além de autoridades e referências nacionais, em Foz do Iguaçu, na região Oeste.

O evento seguirá até amanhã e tem como objetivo atualizar gestores, prestadores e trabalhadores da área em ações estratégicas para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Estado. Cerca de duas mil pessoas já estão no Oeste acompanhando a programação.

O evento reúne diretores e técnicos de diversas áreas da Sesa, secretários dos 399 municípios, dirigentes e apoiadores do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), diretores dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, tutores do PlanificaSUS Paraná, coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

A abertura oficial foi realizada pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Quem está na saúde sabe que não tem missão cumprida, têm missão sendo cumprida. Nestes três dias reuniremos mais de dois mil gestores para debater sobre os assuntos que melhoram o atendimento da nossa população, esse é nosso objetivo”, afirmou.

“A programação do Saúde em Movimento também contará com o anúncio de um pacote de investimentos para a saúde do Estado, incluindo novos programas e repasses destinados à ampliação de cirurgias eletivas, obras e reforços para a Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde do Paraná”, complementou. Os recursos serão confirmados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na quinta.

Durante os três dias, também serão realizados o 3º Encontro Estadual do PlanificaSUS Paraná; o 3º Encontro do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias em Ação; o 8º Acolhimento do Programa Mais Médicos para o Brasil no Paraná; e a Oficina para Implantação da Oferta de Cuidados Integrados.

Também será realizada uma reunião técnica da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e a primeira reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR) do ano.