POLÍTICA

min de leitura - #

Paraná inicia semana e mobilização contra o tráfico de pessoas

Da Redação

| Edição de 24 de julho de 2023 | Atualizado em 24 de julho de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas começou nesta segunda-feira com diversas atividades promovidas pelo Governo do Estado, Ministério da Justiça e Segurança Pública, órgãos do Sistema de Justiça, prefeituras e organizações da sociedade civil (OSCs).

As ações ocorrem até 30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e fazem parte da Campanha Coração Azul, uma iniciativa do UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), que desde 2009 (com adesão do Brasil a partir de 2013) promove a conscientização para prevenção e informação sobre os mecanismos de assistência e proteção disponíveis para as vítimas.

O conceito do uso da cor azul na campanha remete às lágrimas que as vítimas de tráfico de pessoas derramam todos os anos, representando a dor e o sofrimento que enfrentam. O simbolismo do “Coração Azul” traz à tona a importância de olhar para essa realidade com empatia e solidariedade, bem como incentiva a ação conjunta de toda a sociedade na proteção dessas pessoas vulneráveis.

No Paraná, as ações são coordenadas pela Secretaria estadual da Justiça e Cidadania (Seju), por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP-PR), e estão concentradas em Curitiba e Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira, cidades consideradas estratégicas para o combate a este crime classificado como hediondo. No entanto, ações desta natureza devem ocorrer em outras cidades de grande porte.

“Precisamos reforçar o alerta para a população sobre este crime que, infelizmente, faz muitas vítimas no Brasil”, alertou secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda. (AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTICIAS)