POLÍTICA

min de leitura - #

Paraná lidera em proporção de escolas com laboratórios

Da Redação

| Edição de 25 de setembro de 2025 | Atualizado em 25 de setembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Paraná é o estado brasileiro com a maior proporção de escolas que contam com laboratórios de ciências, segundo a edição 2025 do Anuário Brasileiro da Educação Básica, elaborado pela ONG Todos Pela Educação. O Estado aparece com 77,1% das unidades dos anos finais do ensino fundamental e 83,5% das escolas de ensino médio equipadas com laboratórios, índices bem acima da média nacional, que é de 26,9% e 46,9%, respectivamente.

No cenário nacional, o Distrito Federal é o segundo colocado nos anos finais do fundamental (59,9%), seguido do Espírito Santo (47,9%). No ensino médio, o Rio Grande do Sul aparece na vice-liderança (83,3%), com o Distrito Federal em terceiro lugar (82%).

Quando se consideram apenas as escolas públicas, os resultados do Paraná continuam acima da média. No ensino fundamental II, 71,8% das escolas estaduais têm laboratórios de ciências, contra 20,3% no Brasil e 43,6% na região Sul. Em seguida aparecem Espírito Santo (38,9%) e Rio Grande do Sul (35,1%). Já no ensino médio, o Paraná conta com 81,6% de cobertura, ficando atrás apenas do Ceará (88,4%) e à frente do Rio Grande do Sul (80,2%), enquanto a média nacional é de 46,9%.

Na avaliação do secretário estadual da Educação, Roni Miranda, os dados comprovam que a educação de qualidade vai muito além do conteúdo que é ensinado em sala. “Um ambiente físico bem cuidado e com recursos de ponta impactam diretamente na qualidade de vida dos nossos alunos”, afirmou.