Termina nesta quinta-feira (15) o prazo para que os partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral os registros de candidatas e de candidatos aos cargos de prefeito, vice e vereador nas eleições de 6 de outubro deste ano
O envio do pedido de registro de candidatura pela internet, via CANDex, deve ser feito até as 8h deste dia 15. Quem perder o horário pode entregar a mídia (pen drive) com os documentos de forma presencial, diretamente na sede do cartório eleitoral, até as 19 horas.
Até início da noite desta quarta-feira, os principais colégios eleitorais da região, ou sejam, Apucarana e Arapongas, já tinham todos os concorrentes a prefeito e vice devidamente oficializados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, em ambos os municípios não estavam completos os registros de postulantes a vereador.
Em Apucarana são quatro os concorrentes à Prefeitura.
O advogado Paulo Sérgio Vital (PL), que é atual vice-prefeito de Apucarana e já foi procurador-jurídico do Município, vai disputar a Prefeitura pela primeira vez pela coligação “Vamos em frente”, tendo como vice o também advogado Luiz Carlos Leitão (Republicanos). A coligação é formada pelos partidos PRD-PRTB-PL-Republicanos-PSD-Podemos.
A professora Jane Reis (PT) entra na disputa pelo Poder Executivo pela primeira vez pela coligação “Apucarana da esperança”, composta pelos partidos PSB-Federação PSOL/Rede-Federação da Esperança-Fé Brasil (PT-PC do B-PV). Jane Reis tem como candidata a vice a assistente social e ex-secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko (PT).
O advogado e ex-vereador Rodolfo Mota da Silva (União Brasil) vai tentar chegar ao cargo de prefeito pela segunda vez. Ele concorre pela coligação denominada “Pé no chão, Deus no coração”, formada pelos partidos PP-União Brasil-Federação PSDB/Cidadania. O candidato a vice-prefeito é o vereador Marcos da Vila Reis (PP).
O empresário e vereador Rodrigo Recife (MDB) vai tentar a Prefeitura pela primeira vez concorrendo pela coligação “Apucarana forte, grande e no caminho certo”, composta pelas legendas MDB-DC-Agir-Solidariedade-PDT. Seu vice é o ex-vereador e ex-secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Pública, Gentil Pereira de Souza Filho (DC).
ARAPONGAS
Em Arapongas, o vice-prefeito atual e em outros mandatos, Jair Milani (PL), decidiu sair candidato a prefeito no pleito deste ano. Ele concorre pela coligação “Experiência e competência comprovadas”, constituída pelos partidos PL-Avante-Podemos-PMB-MDB. Seu candidato a vice é o pecuarista Guto Grassano (Avante).
O advogado, ex-procurador-jurídico e ex-secretário municipal de Governo, Rafael Felipe Cita (PSD), é o candidato a prefeito da situação. Ele concorre pela coligação “Pra frente Arapongas”, integrada por PSD-PP-PSB-DC-Novo-PDT-PRD-Republicanos-União Brasil-Federação PSDB-Cidadania. Ele tem a empresária e ex-secretária municipal de Cultura, Édina Kümmel (PP), como candidata a vice-prefeita.
Julgamento de registros de candidatos vai até 16 de setembro
O calendário eleitoral elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fixa o dia 16 de setembro (20 dias antes do 1º turno, marcado para o dia 6 de outubro) como a data limite para que todos os pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador – inclusive os impugnados e os respectivos recursos – estejam julgados pelas instâncias ordinárias e para que estejam publicadas as decisões.
Para que possam disputar as eleições, candidatas e candidatos devem ter sido escolhidos em convenções partidárias, cujo prazo de realização era de 20 de julho a 5 de agosto. Além disso, devem cumprir as condições de elegibilidade e não se enquadrar em qualquer das causas de inelegibilidade previstas em lei.