Reunião realizada nesta quinta-feira no Fórum Eleitoral de Apucarana, entre representantes da 28ª Zona Eleitoral, das emissoras de rádio e televisão e dos partidos políticos, definiu a participação dos candidatos a prefeito e a vereador de Apucarana no horário eleitoral gratuito que começa no dia 30 de agosto na tevê e no rádio, estendendo-se até o dia 3 de outubro. Também foram definidos o tempo de participação de cada candidato a prefeito no horário eleitoral e as inserções de propagandas desses e dos postulantes a vereador no decorrer do dia.
Na reunião, coordenada pelo juiz da 28ª Zona Eleitoral, Rogério Tragibo de Campos, juntamente com promotor eleitoral Gustavo Fernandes Marinho e a chefe do cartório eleitoral, Andrea Silva Milanin, foi feito o sorteio da ordem de apresentação dos quatro candidatos a prefeito nas eleições deste ano.
No dia 30 de agosto, início do horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio, o primeiro candidato a se apresentar será Paulo Vital (PL), da coligação “Vamos em Frente”, composta pelos partidos PL-Podemos-PRD-PSD e Republicanos. O candidato terá um tempo de 3 minutos e 54 segundos, o maior entre os concorrentes.
O segundo candidato a se apresentar será Rodolfo Mota (União Brasil), da coligação “Pé no chão, Deus no coração”, constituída pelas legendas PP-PSDB-Cidadania e União Brasil. Ele terá um tempo 2 minutos e 28 segundos.
Na sequência vem o candidato Rodrigo Recife (MDB), da coligação “Apucarana forte, grande e no caminho certo”, representada pelos partidos MDB-PDT e Solidariedade. Seu tempo de apresentação será de 1 minuto e 25 segundos.
Por último se apresenta a candidata Jane Reis (PT), da coligação “Apucarana da Esperança”, formada pelas siglas PT-PSB-PSOL-Rede-PV e PC do B.
Na televisão, a propaganda dos candidatos a prefeito será exibida das 13 horas às 13h10 e das 20h30 às 20h40, de segunda a sábado. E nas rádios será das 7 horas às 7h10 e das 12 horas às 12h10, também de segunda a sábado.
De segunda a domingo, entre as 5 horas da manhã até meia-noite, cada partido ou coligação poderá realizar inserções com duração entre 60 e 30 segundos, num total de 70 minutos distribuídos em blocos durante o dia. 60% do tempo deverá ser abrangido pelo candidato a prefeito, enquanto que os restantes 40% serão dedicados aos concorrentes ao cargo de vereador.
A propaganda eleitoral gratuita será exibida pelas televisões Rede Massa e Canal 38 e pelas emissoras de rádio Nova AM, 98 FM, Rede de Rádios, Cultura FM e Água Viva.
Juiz e promotor defenderam que seja realizada uma campanha limpa, dentro da legalidade. “Que esta campanha eleitoral seja de paz entre todos os candidatos que estão na disputa”, recomendou o juiz.