Um levantamento divulgado ontem pelo Instituto Paraná Pesquisas, realizado em Curitiba e nas cidades da região metropolitana, coloca o deputado federal licenciado e secretário de Estado de Saúde, Beto Preto (PSD), entre os mais bem cotados pelo eleitorado para o Senado.
O apucaranense aparece em terceiro lugar em dois cenários estimulados (quando são apresentados nomes dos possíveis candidatos). Ele tem 19,7% no primeiro cenário, atrás de Ratinho Junior (PSD), que lidera com 67,5%, e de Alvaro Dias (Podemos), com 40,8%. Beto Preto aparece à frente de Filipe Barros (PL), com 11,6%, que é considerado um dos principais nomes do bolsonarismo no Paraná, e também do deputado estadual Renato Freitas (PT), com 12,6%.
No segundo cenário, sem o governador, que é pré-candidato à Presidência, o ex-prefeito de Apucarana tem 20,6%, atrás da jornalista Cristina Graeml (Podemos), que soma 43,9%, e do deputado estadual Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que somou 30,6%. Ele supera novamente Filipe Barros (15,5%) e Renato Freitas (15,5%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro de 2025, com 1.005 eleitores de Curitiba e municípios da região metropolitana. O levantamento tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.
Em 2026, o Estado vai preencher duas vagas para o Senado. Procurado pela reportagem, Beto Preto agradeceu o apoio recebido, mas reforçou que o foco neste momento é a gestão estadual. “Recebo com gratidão esse reconhecimento, mas sei que a política é construída em equipe. O governador Ratinho Junior é o técnico que escala o time, e eu estou à disposição para contribuir onde for necessário. O meu trabalho hoje é estar na linha de frente da saúde, entregando hospitais, ampliando serviços e cuidando da vida das pessoas. Esse é o compromisso que assumi e que sigo honrando todos os dias”, afirmou.
SUCESSÃO ESTADUAL
A Paraná Pesquisas também questionou a preferência do eleitorado para a eleição ao governo estadual do ano que vem. O senador Sérgio Moro (União) aparece em primeiro lugar nos dois cenários pesquisados, com números entre 39% e 41%, seguido por Requião Filho, com números entre 26% e 28%.
A Paraná Pesquisas também perguntou aos eleitores qual dos candidatos do partido do governador Ratinho Junior teria sua escolha. O presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, aparece 38% das escolhas, mais que o triplo do segundo colocado, o secretário das Cidades, Guto Silva (PSD), que tem 11%.
A pesquisa ainda traz os números da avaliação da gestão do governador Ratinho Junior, que chegou aos 85% de aprovação.