POLÍTICA

min de leitura - #

Pesquisa mostra larga vantagem de Beto Preto na disputa pela Câmara Federal

Da Redação

| Edição de 20 de maio de 2025 | Atualizado em 20 de maio de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de Estado da Saúde e deputado federal licenciado, Beto Preto (PSD), é o nome mais lembrado pelo eleitorado de Apucarana em uma eventual disputa à Câmara Federal. O médico e ex-prefeito de Apucarana lidera tanto na pesquisa espontânea - quando nenhum nome é apontado - quanto na estimulada. A sondagem foi feita pelo instituto Visão Intelligence, empresa contratada pela Tribuna. A pesquisa ouviu 400 pessoas entre 14 e 15 de maio, com margem de erro de 4,9% para mais ou para menos.

Na espontânea, Beto Preto foi o nome mais lembrado, sendo citado por 4,7% dos entrevistados. Na sequência, aparece o deputado Sargento Fahur (PSD), com 2,1%, seguido pela petista Gleisi Hoffmann (1%). A deputada licenciada Leandre Dal Ponte (PSD) e o vereador Guilherme Livoti (União) aparecem com 0,5%. A maioria dos entrevistados, totalizando 91,2% não sabe ou não opinou.

Já na pesquisa estimulada - quando são apresentados nomes aos entrevistados - o secretário aponta em larga vantagem em relação aos outros nomes, totalizando 38,9% da preferência dos entrevistados. O segundo colocado, Sargento Fahur, soma 8,8%. Nesse recorte, o vereador Danylo Acioli (MDB) tem 4,1%, seguido pelo vereador Guilherme Livoti (3,4%), Gleisi Hoffman (3,1%), deputada Luisa Canziani (PSD) (1,3%), deputado Sérgio Souza (MDB), com 1%.

Outros nomes pontuaram menos de 1%: caso do ex-prefeito de Londrina Marcelo Belinati (0,5%); do vereador Adan Lenharo (0,5%), do ex-deputado André Vargas (0,3%); e do deputado federal Felipe Francischini (0,3%). Entre os entrevistados, 18,1% não votaria em nenhum dos nomes e 19,2% não sabe e/ou não opinou.

ESTADUAL

A pesquisa do Visão Intelligence também mensurou a preferência do eleitorado em relação à disputa para Assembleia Legisltativa. Se as eleições fossem hoje, o deputado estadual Delegado Jacovós (PSD) sairia na frente em Apucarana.

Na pesquisa espontânea, ele é citado por 2,6% dos entrevistados. Em segundo, com 1,6%, estão o deputado Tercícilio Turini (PSD), o secretário de Inovação Alex Canziani e o vereador Danylo Acioli (MDB).

O secretário do Trabalho Do Carmo aparece com 1,3%. O secretário de Saúde Beto Preto, o governador Ratinho Junior e o deputado Arilson Chiorato (PT) foram citados por 0,8% dos entrevistados. O deputado Cobra Repórter (PSD), o ex-prefeito de Arapongas Sérgio Onofre (PSD), o prefeito de Apucarana Rodolfo Mota (União) e o ex-vereador Lucas Leugi (PSD) foram citados por 0,5%. Não sabem e não opinaram também formam a maioria dos entrevistados: 85,5%.

Já na pesquisa estimulada, o Delegado Jacovós tem 24,1% da preferência, seguido de longe pelo vereador Danylo Acioli, com 6,2%. Na sequência aparece Do Carmo (3,9%), Lucas Leugi (2,8%). Tercílio Turino e Arilson Chiorato têm 2,6%; Cobra Reporter e Sérgio Onofre também empatam com 2,3%. A vereadora londrinense Jessicão (PP) tem 1,8%, Vemelho da Rádio tem 0,3%. Não sabem, não opinaram somam 18,7% e 27,7% não votaria em nenhum dos nomes apresentados.

‘Minha equipe continua trabalhando em Brasília’, destaca Beto

O secretário de Saúde, Beto Preto, agradeceu a lembrança. “Eu quero agradecer a lembrança do meu nome aí em vários cenários e hipóteses para 2026. Quero dizer também, registrar, principalmente para Apucarana e para o Vale de Ivaí, que eu estou licenciado como deputado federal, mas a minha equipe continua trabalhando lá em Brasília nos projetos que considero importantes, principalmente para os municípios que eu represento”, comentou.

Beto também destaca a importância do trabalho desenvolvido na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “Neste momento minha cabeça está muito focada em fazer o melhor pela saúde dos paranaenses conforme a orientação, o convite e a confiança do governador Ratinho Junior. Então agradeço essa lembrança, é um pouco também do reflexo da eleição do ano passado em que eu liderava todos os cenários onde existia o meu nome para a prefeitura de apoio. Mas eu continuo à disposição, as pessoas sabem do meu trabalho, da vontade de fazer as coisas acontecer. Vamos estar juntos, vamos continuar trabalhando”, comentando.