O prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (MDB), assumiu nesta sexta-feira a presidência da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), em substituição ao prefeito Lauro Junior (União Brasil), de Jandaia do Sul. A troca de comando ocorreu durante reunião realizada no salão paroquial da Igreja Matriz, de Cambira.
Toledo era vice de Lauro Junior. Quando da eleição da nova diretoria, em dezembro de 2022, houve um acordo entre ambos que um ficaria na presidência em 2023 e o outro em 2024.
Ao entregar o cargo, Lauro Junior fez um balanço das ações da diretoria durante o ano de 2023. Ele disse que deixa a presidência com a missão cumprida. Segundo ele, 2023 foi um ano muito difícil, mas também de muitas realizações, contando com a parceria do vice-presidente Emerson Toledo e demais prefeitos. “Nossa meta foi unir forças com todos os prefeitos e prefeitas e assim nós fizemos em busca do melhor para todos os municípios do nosso Vale do Ivaí”, afirmou Lauro. Ele destacou também a parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e com o governador Ratinho Junior e sua equipe, através da qual foi possível desenvolver várias ações em favor da região.
Entre outras ações à frente da Amuvi, ele destacou as alterações do estatuto da Amuvi para adequá-lo à nova lei das associações, a implantação da exposição Riquezas do Vale, além de uma forte participação no movimento municipalista contra a queda de arrecadação das prefeituras e a parceria com a Itaipu Binacional para liberação de recursos aos municípios da Amuvi.
O novo presidente Emerson Toledo manifestou sua intenção de continuar buscando o fortalecimento da associação e a união de todos os prefeitos. Uma das tarefas será articular ações em conjunto com o governador Ratinho Junior e seu secretariado para o desenvolvimento de projetos em favor do Vale do Ivaí. “Nós já temos uma carta de intenções junto ao governo do Paraná apresentando as prioridades do Vale do Ivaí. E isso nós estaremos articulando junto ao governo do Estado e o governo federal“, afirmou Toledo.
O encontro foi prestigiado pelo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), prefeito Edimar Santos (PRD), de Santa Cecília do Pavão, pelo presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSD), de Arapongas, e pelo presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), prefeito Crisógono Junior (PRD), de Itaguagé.
Também estiveram presentes o ex-governador Orlando Pessuti; os representantes da Casa Civil, Junior Weiller e Ricardo Maia, o diretor de operações da Fomento Paraná, Mounir Chaoviche, os deputados estaduais Tiago Amaral (PSD), Pedro Paulo Bazana (PSD) e Do Carmo (União Brasil).