POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeitos da Amepar avançam na discussão de usina de lixo

Da Redação

| Edição de 09 de novembro de 2023 | Atualizado em 09 de novembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Prefeitos da Amepar avançam na discussão de usina de lixo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) participaram nesta terça-feira, na sede da associação em Londrina, de reunião extraordinária  convocada pelo seu presidente Sérgio Onofre da Silva (PSD), prefeito de Arapongas. Na pauta, o estudo para implantação de uma usina de lixo para atender os municípios da associação 

O assunto já foi debatido em outras reuniões da entidade, por iniciativa do prefeito Sérgio Onofre, que defende a necessidade de os municípios trabalharem de forma conjunta para resolver de vez a questão de destinação correta do lixo, de forma a não impactar o meio ambiente.

O presidente da empresa MB Energy, engenheiro Marco Bassetto, apresentou sua empresa para os prefeitos e secretários e explanou sobre a tecnologia que é utilizada em suas usinas, que estão no mercado há mais de 40 anos com tecnologias de ponta para eliminação de resíduos, incluindo plasma.

Sediada em Miami, a sua empresa tem operações em toda a Europa, Estados Unidos, Ásia, Central e América do Sul e, segundo o empresário, tem interesse em instalar uma planta na região Norte do Paraná.

“Nós vemos um grande potencial nessa região e estamos iniciando as tratativas para viabilizar esta implantação, pois nosso sistema elimina a necessidade de aterros ou incineração, cria subprodutos reutilizáveis, reduz o custo associado a práticas tradicionais de gestão de resíduos e, o mais importante,é totalmente ecológico com a remoção segura e sustentável de todos os tipos de resíduos, sem agredir o meio ambiente”, enfatiza Bassetto.

O presidente da Amepar e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, ficou entusiasmado com a tecnologia e a forma como são tratados os resíduos e. prontamente, solicitou um estudo para os municípios que fazem parte da associação para obter informações como quantidade de lixo comum, quantidade de lixo hospitalar e industrial por dia.

Assim que o estudo estiver concluído, será remarcada uma reunião para dar prosseguimento no projeto.

“Fiquei impressionado com a tecnologia, é um sistema muito moderno que já funciona nos países de primeiro mundo, isso vai trazer economia para nossos municípios e, claro, resolver de vez o grande problema do descarte de lixo em nossas cidades”, ressalta Onofre.

Também estiveram presentes os representantes dos deputados estaduais Cobra Repórter (PSD), Tiago Amaral (PSD) e Cloara Pinheiro (PSD).