A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) flagrou nesta quarta-feira (14), após denúncia anônima, descarte irregular de lixo na Fazenda Figueira, localizada na região do Contorno Norte de Apucarana. Foram encontradas no local revistas produzidas na última gestão da Prefeitura.
A publicação fazia uma prestação de contas de obras realizadas no mandato passado. Além das revistas, também foram encontrados panfletos com propaganda institucional.
Um trabalhador da fazenda disse aos fiscais da Sema que os materiais foram descartados entre os dias 6 e 7 deste mês. Segundo ele, na semana passada havia mais quantidade do impresso, mas que provavelmente alguém limpou a área ou o vento e chuva tenham espalhado para outro lugar.
O recolhimento do material restante foi registrado em fotos e vídeo. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Apucarana pela falta de precaução em caso de risco de dano ambiental- Lei 9.605/98.
Um processo administrativo também será instaurado pela Procuradoria Jurídica do Município para apurar as circunstâncias desse descarte e responsabilizar os envolvidos. A suspeita é que as revistas produzidas pela gestão anterior não foram todas distribuídas à população- e a sobra foi jogada no meio ambiente – o que configura uma ação irresponsável e crime ambiental
“O descarte irregular dos impressos representa não só um desperdício de recursos públicos, como também contribui para a poluição do meio ambiente, além de demonstrar uma gestão desrespeitosa com o patrimônio da população”, assinalou a Prefeitura.