O Executivo e o Legislativo de Apucarana avançaram muitas posições no ranking estadual de transparência, e garantiram o nível máximo de transparência pública — no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) 2025, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
A Prefeitura de Apucarana conquistou o selo Diamante — o nível máximo de transparência pública. Com índice de 98,23, a prefeitura avançou da 111ª posição para o 2º lugar entre os 399 municípios paranaenses no (ITP) 2025. A avaliação é coordenada no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).
“Apucarana passa a ser a segunda cidade com a melhor transparência pública (do Paraná). Para quem está em casa, o que importa é você saber que a gente está cuidando bem dos recursos, cuidando bem do dinheiro, investindo (os recursos) da maneira correta e fazendo com que todo mundo saiba como esse dinheiro está sendo gasto”, discursou o prefeito.
O município ficou atrás apenas de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que somou 99,34.
O Índice de Transparência da Administração Pública é um parâmetro instituído para medir, em parceria com a sociedade, o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos. O método foi desenvolvido no ano de 2018.
O objetivo principal do índice é que a administração pública possa ser considerada referência nacional em matéria de transparência e que os portais sejam cada vez mais úteis para o cidadão e, consequentemente, mais acessados. Além da transparência, o ITP-TCE/PR avalia pontos considerando a perspectiva do usuário comum, e não apenas do usuário conhecedor da máquina pública.
O prefeito atribui o salto — que reverte um cenário onde a cidade já chegou a ocupar a 229ª posição em outros anos, segundo ele— a um esforço técnico conjunto entre a Controladoria Interna e as secretarias. O prefeito destacou que a transparência tem impacto direto na vida do cidadão, citando como exemplo o fim dos privilégios no agendamento de consultas médicas. “O que antes era na guia de papel, na caixinha, que precisava de apadrinhamento para passar na frente dos outros, não existe mais. A fila das consultas com especialista é transparente. Isso garante que as pessoas sejam atendidas de maneira justa”, pontuou.
Ainda de acordo com o prefeito, a mudança foi uma decisão política assumida logo no início da gestão. “Quando assumi a prefeitura em janeiro, reuni os servidores e disse que iríamos mudar essa realidade. Apesar de todas as dificuldades, conseguimos atingir os objetivos, juntamente com a Câmara Municipal de Vereadores, que conquistou a primeira posição entre os legislativos do Paraná”, comemorou Rodolfo Mota.
Câmara é primeira do Estado
Além da Prefeitura, a Câmara de Vereadores também registrou avanço no índice. O Legislativo apucaranense passou da 89ª posição para o 1º lugar, segundo o TCE-PR, junto com mais três Câmaras: Guarapuava, Icaraíma e Pato Branco. O presidente da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli (MDB) destacou o avanço. “O órgão legislativo mais transparente do estado do Paraná é a nossa Câmara, a casa do apucaranense. Nós pegamos de uma posição muito aquém e colocamos na melhor posição. Nossos pontos foram 100 pontos no índice de transparência”, diz, acrescentando que a melhoria no índice é fruto de muito trabalho. “Nós pegamos os servidores que estavam subutilizados e utilizamos a equipe da maneira devida. Nós tivemos, desde o primeiro dia de mandato, essa meta”, comenta. Danylo destacou ainda, as ações adotadas na atual legislatura. “Alcançamos isso sem fazer politicagem, aquela política barata de querer ficar devolvendo subsídio para ficar batendo palma pra prefeito, mas usando o dinheiro da maneira correta, trazendo a população pra próximo da Câmara Municipal, levando a Câmara Municipal em sessões itinerantes, utilizando os gabinetes pra atender nos bairros. É um presente para a população”, diz.