Na abertura da reunião que fez na manhã desta quinta-feira com seus 39 ministros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil não pode “brincar de fazer segurança pública” e defendeu a necessidade de mais ações integradas entre o governo federal e as polícias estaduais e municipais. Lula revelou que, nesta quarta-feira, se encontrou com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e com ex-governadores para elaborar um “esboço” de uma nova política de segurança pública para o Brasil.
A proposta deverá ser enviada ao Congresso nas próximas semanas na forma de uma emenda à Constituição (PEC). Antes disso, o texto será apresentado a uma reunião com os 27 governadores.
“Precisamos apresentar à sociedade brasileira uma política de segurança pública que integre União, estados e municípios. Devemos valorizar os entes federados e definir claramente o papel e o compromisso de cada um para garantir a eficácia”, afirmou Lula. Esta foi a segunda reunião do presidente com seus ministros este ano. A primeira foi em março. (ESTADÃO CONTEÚDO)