POLÍTICA

min de leitura - #

Primeira vice-prefeita de Arapongas quer aumentar mulheres na política

Da Redação

| Edição de 13 de março de 2025 | Atualizado em 13 de março de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Édina Maria de Azevedo Kümmel (PP) se tornou a primeira mulher a ocupar a posição de vice-prefeita em Arapongas, na gestão municipal que assumiu em janeiro deste ano, ao lado do prefeito Rafael Cita (PSD). “Um desafio, mas também uma forma de contribuir e ter um olhar mais amplo para a cidade e para as pessoas. Uma confiança do prefeito Cita depositada em mim quando formamos esse grande time por Arapongas”, disse Edina.

Caminhando para três meses de gestão, Édina Kümmel diz que a nova jornada tem sido estimulante, trazendo representatividade feminina, experiência profissional e pessoal. “Estou analisando e me organizando para as ações à frente da vice-prefeitura. É um constante aprendizado e quero aprender e estar preparada para as inovações, tendências e desenvolvimento da cidade”, afirmou.

Perto de completar seus 75 anos, ela encara a responsabilidade não apenas da função, mas de despertar o interesse de mais mulheres para a política. Para ela, a participação feminina deve ser fortalecida. A proposta é ir além e desenvolver encontros periódicos com mulheres da comunidade para o debate de ideias e questões relacionadas às pautas femininas. “Será uma forma de fortalecer esse movimento, abrindo diálogo, ampliando informações e conhecimento para que mais mulheres possam participar da política e também exercer plenamente a cidadania. Nós mulheres sempre temos muito a contribuir”, reforçou.

Nesse contexto, Édina não se esqueceu de falar sobre os desafios de ser mulher. “Mesmo com os avanços que temos conquistado ao longo de décadas - na carreira, educação, financeiro, direitos adquiridos - a desigualdade de gênero ainda existe, limitando as oportunidades. Muitas mulheres precisam conciliar o trabalho, casa, família e, muitas vezes, sem suporte ou rede de apoio. É sobre isso que também temos que pensar e agir”, reiterou.

CULTURA

Grande entusiasta da arte e da cultura, já tendo ocupado o cargo de secretária da pasta nas gestões dos ex-prefeitos José Bisca e Padre Beffa, ela faz da cultura um dos seus principais pilares de atuação, visando contribuir para o segmento, especialmente com a reativação de festivais e outros eventos, além da recuperação de espaços culturais de Arapongas. Tudo isso cooperando junto à equipe técnica da Secretaria de Cultura - que tem como secretário o educador, psicólogo, ator, dramaturgo e diretor teatral Pedro Ziroldo, além da integração das demais secretarias municipais.

Entre as prioridades deste início de mandado estão a reestruturação da Biblioteca Municipal e de outros espaços culturais, como o Vianninha, a implantação da Escola Municipal de Artes e demais serviços que fomentem o cenário artístico e cultural de Arapongas. “Eu acredito que a cultura contribui bastante com a formação de crianças, jovens e também adultos”, acrescentou.