POLÍTICA

min de leitura - #

Procuradoria da Mulher da Câmara de Ivaiporã oferta orientação jurídica

Da Redação

| Edição de 23 de maio de 2025 | Atualizado em 23 de maio de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Criada em março de 2024 pela Câmara de Vereadores de Ivaiporã, a Procuradoria Especial da Mulher tem reforçado a defesa dos direitos femininos e o combate à violência contra a mulher. O serviço, ligado ao Legislativo, oferece apoio psicológico, orientação jurídica e acompanha casos de violência. Também promove ações educativas em escolas e bairros.

Segundo o presidente da Câmara, Ison Donizete Gagliano (PSD), a iniciativa foi implantada na época pela vereadora Gertrudes Bernardy (MDB), atual vice-prefeita, ainda em 2024. “A Procuradoria é um serviço independente e necessário. Nós estamos dando continuidade e fortalecendo essa estrutura. É um trabalho importante, com acompanhamento direto às vítimas”, afirmou.

Gagliano destacou que a procuradoria conta com profissionais especializados e que há um esforço para ampliar a divulgação. “A sociedade precisa disso. É um serviço que está em evidência em todo o Brasil e Ivaiporã não pode ficar para trás”.

O presidente também defendeu mais espaço para as mulheres na política e em outras áreas. “Ainda estamos longe do ideal, mas vamos avançar. O fato de a população procurar a Procuradoria mostra que estamos no caminho certo”. A Câmara de Vereadores de Ivaiporã não tem tem nenhuma mulher na atual legislatura.

A assessora da Procuradoria, Bianca Masiero Rode, coordena ações e articula parcerias com instituições locais. As atividades incluem visitas a bairros, palestras e reuniões com entidades como Fatec, Univale, Rede Maria da Penha e forças de segurança. O objetivo é ampliar o acolhimento e garantir apoio jurídico e psicológico às vítimas.

Bianca também representou Ivaiporã no 6º Encontro das Procuradorias da Mulher, realizado em Curitiba. O evento reuniu representantes de várias cidades e proporcionou uma grande troca de experiências, ideias e boas práticas. “Foi um momento enriquecedor e inspirador, que fortalece ainda mais nosso compromisso”, destacou.

A Procuradoria da Mulher funciona anexa à Câmara de Vereadores de Ivaiporã, na Avenida Souza Naves, nº 480, ao lado da Prefeitura Municipal.