POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho Jr cresce em pesquisa e empataria com Lula no 2º turno

Da Redação

| Edição de 05 de junho de 2025 | Atualizado em 05 de junho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Ratinho Junior (PSD) cresceu na pesquisa de intenção de voto para da Genial/Quaest divulgada ontem, e agora aparece empatado tecnicamente em um eventual segundo turno em 2026 contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ratinho cresceu três pontos porcentuais (p.p.) em relação à pesquisa anterior e chegou a 38% contra 40% do atual presidente da República, que antes tinha 42%. No cenário com o paranaense, são 17% de brancos e nulos e 5% de indecisos.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) também ganhou pontos nesta pesquisa. Tarcísio cresceu de 37% para 40% na comparação com março, enquanto Lula oscilou no limite da margem de erro de 43% para 41%. Brancos e nulos são 14% e indecisos, 5%.

A pesquisa Genial/Quaest entrevistou presencialmente 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais em 120 municípios entre os dias 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de 2 p.p. e o nível de confiança, 95%.

A sondagem também repetiu avaliação em outros cenários. Assim como Tarcísio e Ratinho, Michelle empata tecnicamente com Lula, embora não tenha registrado crescimento como os governadores. O presidente tem 43% contra 39% da ex-primeira-dama - antes ela tinha 38% e ele, 44%. Contra Eduardo Bolsonaro - filho do ex-presidente Bolsonaro que atualmente reside nos EUA -, Lula leva vantagem de 10 pontos porcentuais: 44% a 34%.

Outros governadores de direita que preparam uma candidatura presidencial, embora tenham registrado crescimento, aparecem mais distantes de Lula neste momento. Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, perde para Lula por 42% a 33%. Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, tem os mesmos 33% que o mineiro, mas contra 43% do atual presidente da República.

O único a empatar numericamente com Lula é Bolsonaro. Ambos registraram 41% das intenções de voto. O ex-presidente, contudo, está inelegível e pode ser preso ainda neste ano como resultado da denúncia de que ele liderou uma tentativa de golpe de Estado em 2022.

A pesquisa também perguntou quem deveria ser o candidato da direita na ausência de Bolsonaro. As respostas se dividiram principalmente entre Tarcísio (17%), Michelle (16%) e Ratinho (11%). Eduardo registrou 4%.