O governador Ratinho Junior (PSD) venceria o presidente Lula (PT) em eventual segundo turno das eleições presidenciais do ano que vem. Os dados são da pesquisa da Futura/Aepx, divulgada ontem. No cenário avaliado da pesquisa estimulada, o governador do Paraná teria 40,6% dos votos, contra 37,2% do petista. Outros 20,5% dos eleitores votariam branco/nulo.
Embora a vantagem seja pequena, o resultado apresenta empate técnico dentro da margem de erro, de 3,1 pontos percentuais. A pesquisa avaliou outros cenários de segundo turno. O atual presidente perderia com maior desvantagem para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030. Bolsonato conquistaria 51,1% das intenções contra 37,3% de Lula.
Outro nome apontado pelo levantamento é o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que venceria Lula por 48,5% a 37,3%.
A pesquisa também mediu confrontos entre Lula e outros governadores populares. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com 42,3% frente aos 37,6% de Lula, também empate técnico pela margem de erro. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), também fica numericamente à frente com 37,8%, contra 37,3% de Lula.
PRIMEIRO TURNO
A pesquisa também testou diversos cenários de primeiro turno. No cenário com todos concorrendo, apesar da inelegibilidade do ex-presidente, Jair Bolsonaro teria 41,9%, Lula, 31,7%, e Ratinho Junior com 6,7%. Ronaldo Caiado tem 6%.
A pesquisa entrevistou mil pessoas, entre 19 e 22 de março. O índice de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.