POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho Junior anuncia câmeras inteligentes na segurança pública

Agência Estadual de Notícias

| Edição de 10 de dezembro de 2025 | Atualizado em 10 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Ratinho Junior lançou ontem, em Curitiba, a nova etapa do Programa Olho Vivo, que marca o início da integração de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) ao sistema estadual de videomonitoramento. Com um investimento de R$ 400 milhões, a ampliação representa um salto na capacidade de investigação e combate a ocorrências criminais, permitindo o cruzamento de dados em tempo real, a emissão automática de alertas e a identificação mais rápida de suspeitos, veículos furtados ou roubados e pessoas desaparecidas.

Nesta etapa, o Olho Vivo inaugura um modelo de investigação assistida, no qual as câmeras deixam de depender exclusivamente do monitoramento humano. A partir da integração de sistemas inteligentes, será possível pesquisar características específicas de pessoas e veículos, rastrear rotas, consolidar informações de diversos pontos e emitir alertas automáticos às forças de segurança. Um projeto-piloto está em teste em Almirante Tamandaré desde agosto e agora será expandido para todas as 399 cidades.

Segundo Ratinho Junior, a ampliação do Olho Vivo reforça a estratégia de modernização da segurança pública, alinhada à queda dos indicadores de violência nos últimos anos. “Essa tecnologia permite identificar suspeitos e situações em segundos, mesmo quando não há informação completa sobre o autor do delito, garantindo respostas mais rápidas e precisas”, afirmou.

Até o início de 2026, serão instaladas 1.500 novas câmeras inteligentes adquiridas pelo Estado, com entregas mensais cerca de 300 unidades. O plano completo de governo, porém, prevê a expansão para 26.500 câmeras nos próximos anos – sendo 20 mil compradas pelos municípios com recursos estaduais e outras 5 mil já em operação pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Com isso, o Paraná se tornará o estado com o maior e mais avançado sistema de videomonitoramento por inteligência artificial do País.

Para o secretário das Cidades, Guto Silva, que participou da elaboração da nova etapa, a iniciativa representa um salto tecnológico que amplia a capacidade de antecipação de riscos nos territórios municipais. “Esse modelo não apenas reconhece placas e rostos, mas identifica comportamentos fora da normalidade, permitindo que as forças policiais ajam antes que o crime aconteça”, comentou. Ele destacou que a adesão das prefeituras será feita com recursos estaduais destinados à compra dos equipamentos e à conexão dos sistemas locais à plataforma central.

O programa é coordenado de forma integrada pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp), Secretaria das Cidades (Secid) e a Superintendência-Geral de Governança de Serviços e Dados (SGSD). A arquitetura tecnológica foi desenvolvida pela SGSD a partir de sistemas que seguem padrões internacionais de segurança da informação, estando preparada para operar em grande escala.