POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho Junior apresenta projetos de educação do Paraná no 8º Conexidades

Da Redação

| Edição de 08 de agosto de 2025 | Atualizado em 08 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou nesta sexta-feira (8) os avanços do Paraná na educação durante o painel “Cruzando Fronteiras - Parcerias entre Estado e Municípios - Educação na Direção Certa”. Realizado na cidade de Holambra, em São Paulo, o evento integra a programação do 8º Conexidades e tem como objetivo a troca de experiências em temas como sustentabilidade, inovação e políticas públicas, além da educação.

“A educação transforma qualquer país, cidade ou estado. É algo que já vimos no mundo. A Coreia do Sul, por exemplo, na década de 1960, era um dos países mais pobres do planeta e, hoje, é uma potência, graças a muito investimento em educação. No Paraná, buscamos nos inspirar nesses exemplos e, em eventos como este, podemos mostrar o que deu certo no nosso estado e compartilhar nossa experiência com outros gestores públicos”, destacou Ratinho Junior.

Entre os principais resultados do Paraná elencados pelo governador está o avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), métrica do Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade do ensino no País. O Paraná passou de 7º em 2019 para 1º lugar em 2021, índice mantido na última avaliação, de 2023. Na prática, isso demonstra que o Estado possui a melhor educação do Brasil em todos os níveis de ensino, do fundamental I e II ao ensino médio.

“O Paraná é o estado que tem a melhor educação do Brasil. Há cinco anos lideramos o ranking nacional e passamos a ser uma grande referência nessa área, transformando a vida de milhares de jovens, valorizando muito os profissionais da educação e implantando uma educação moderna”, disse Ratinho Junior. “Para alcançar esse resultado, foi preciso ter um quadro técnico qualificado, oferecer treinamento constante aos professores e pedagogos, e apostar em uma educação moderna.”

Parte desse salto é consequência de mudanças realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) no currículo escolar. Os estudantes passaram a ter aulas sobre associativismo, cooperativismo, empreendedorismo, oratória e educação financeira familiar, preparando-os de forma mais completa para a vida adulta. Outra inovação vem da tecnologia. Atualmente cerca de 500 mil alunos têm aulas de programação e robótica nas escolas.

MAIS LIDAS