Pesquisa do instituto Genial/Quaest sobre a eleição presidencial de 2026 divulgada ontem, em relação a possíveis cenários do segundo turno aponta que, em eventual disputa, o governador Ratinho Junior (PSD) aparece com 35% de intenção de voto contra 42% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os que não sabem em quem votariam são 4%, e o índice de brancos e nulos alcança 19% e a margem de erro é de 2%.
O desempenho do paranaense é páreo a outros nomes do cenário nacional e supera vários governadores com mandato em exercício.
Entre os cenários, o melhor colocado é o ex-presidente Bolsonaro, que está inelegível. Lula tem 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 40%. Outros 3% estão indecisos e 13% disseram que pretendem votar em branco ou nulo, ou se ausentar do pleito.
Nos outros cenários, Lula ainda vence, apesar da queda da popularidade: Michele Bolsonaro teria 38% e Lula 44%, Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, aparece com 37% e o atual presidente com 43%. Em um embate contra o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), Lula tem 44% das intenções de voto contra 35% do influencer.
Caso seja candidato o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o filho do ex-presidente tem 34% das intenções de voto contra Lula, que aparece com 45%.
Já em um cenário de segundo turno entre Lula e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o petista tem 43%, enquanto o mineiro aparece com 31%. Em um eventual segundo turno entre Lula e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), Lula tem 44%, enquanto Caiado registra 30%.
Dentre todos eles, Ratinho é quem tem a menor rejeição: 29% — enquanto Lula e Bolsonaro têm 55%, Michelle 48% e o governador paulista 32%.
A Genial/Quaest fez entrevistas presenciais com 2.004 eleitores de 120 municípios entre os dias 27 e 31 de março. O índice de confiabilidade é de 95%. (DAS AGÊNCIAS)