POLÍTICA

min de leitura - #

Secretários entregam alojamentos no Colégio Agrícola de Apucarana

Edison Costa

| Edição de 15 de dezembro de 2023 | Atualizado em 15 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Secretários entregam alojamentos 
no Colégio Agrícola de Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com a presença dos secretários estaduais Beto Preto, da Saúde (representando o governador Ratinho Junior (PSD), e Roni Miranda, da Educação, foram inaugurados na manhã desta sexta-feira os novos alojamentos de alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (Colégio Agrícola) Manoel Ribas, de Apucarana. Também foram inaugurados simbolicamente dois laboratórios de agroindústrias de processamento de carnes e vegetais.

O ato, coordenado pela diretora geral professora Rosiney Pimenta, contou também com a presença do deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD), do chefe do Núcleo Regional da Educação, professor Vladimir Barbosa da Silva, prefeitos, vereadores, professores e representantes de outras instituições de ensino.

Os dois blocos de alojamentos – um masculino e outro feminino – receberam investimentos da ordem de R$ 5 milhões do governo do Estado. O complexo tem capacidade para abrigar 204 estudantes.

A construção dos alojamentos era um sonho antigo da direção e comunidade estudantil, mas que por algum tempo virou um pesadelo. A obra foi anunciada em 2010, iniciada em 2014 e paralisada em 2017, tendo sido retomada em 2022, sete anos depois, com a interferência direta do secretário estadual da Saúde e ex-prefeito de Apucarana, Beto Preto, junto ao governador Ratinho Junior e à Fundepar.

“O Colégio Agrícola esperou por mais de 10 anos pela conclusão desta obra. Juntamente com o governador Ratinho Junior, olhamos com muito carinho para Apucarana. O novo alojamento vai ampliar as instalações e proporcionar agora também ao público feminino esse serviço incrível”, salienta Beto Preto, observando que antes só havia alojamento masculino.

O secretário também ressaltou a importância da instituição, que traz pessoas de todo o Paraná para estudar em Apucarana. “Este é um grande passo para consolidar o Colégio Agrícola como uma fonte de ensino moderna e pronta para formar jovens capacitados. O apoio do governador Ratinho Junior e do secretário de Educação Roni Miranda foi fundamental para garantir a consolidação deste projeto. Apucarana sai fortalecida desta grande ação”, avaliou Beto Preto.

O secretário também destacou novos investimentos do Estado para o município de Apucarana, como o futuro Colégio Godomá Bevilacqua, que terá cerca de R$ 9 milhões para sua construção. “No Paraná, o trabalho não para, e tenho muito orgulho em fazer parte destas conquistas para Apucarana. A educação é um dos alicerces para o desenvolvimento social e humano, e não tenho dúvidas de que toda a comunidade ganha com estes anúncios”, completou.

Governo do Estado investe no ensino profissionalizante

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, lembrou que a obra estava paralisada desde 2017, porém a sua pasta, com apoio do governador Ratinho Junior e Beto Preto, conseguiu retomá-la. Conforme assinala, agora os estudantes que moram fora de Apucarana e principalmente as meninas poderão frequentar o colégio em regime de internato.

Roni Miranda destacou ainda que o governo Ratinho Junior tem investido bastante no ensino profissionalizante, que oferece oportunidade para que os jovens entrem no mercado de trabalho mais cedo. “A educação profissional é um meio de transformação de vidas”, afirmou.

A diretora Rosiney Pimenta agradeceu ao governador Ratinho Junior, aos secretários Roni Miranda, da Educação, e Beto Preto, da Saúde, pelo empenho na retomada das obras doa alojamentos. “É uma obra muito esperada e muito importante para a qualidade de vida e aprendizado dos nossos alunos”, disse Rosiney Miranda. Segundo ela, os alunos vêm para o colégio, ficam três anos morando basicamente no estabelecimento de ensino e agora terão todo conforto com quarto, banheiro e sala de estudo, tudo muito organizado.

Com 65 anos de história, o colégio conta hoje com cerca de 260 alunos de Apucarana e também de outros municípios do Paraná e outros estados. Eles frequentam os cursos nas grades de Técnico em Agropecuária e Técnico Agrícola.