POLÍTICA

min de leitura - #

Sessão itinerante da Câmara de Apucarana vai à escola

Da Redação

| Edição de 20 de outubro de 2025 | Atualizado em 20 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cerca de 400 pessoas, entre alunos e professores do Colégio Izidoro Luiz Cerávolo, acompanharam ontem a sessão da Câmara de Apucarana. Os vereadores se reuniram na quadra esportiva da escola, em mais uma edição do programa Sessão Itinerante, que visa aproximar a comunidade do legislativo.

Até por conta de se tratar de um colégio - as demais sessões ocorreram nas universidades e na sede da OAB -, a pauta de ontem foi enxuta. Os vereadores aprovaram um projeto de lei de iniciativa do vereador Odarlone Orente (PT), que declara de utilidade pública a Associação Amor de Patas, uma ong envolvida com a causa animal e um requerimento. De autoria de Guilherme Livoti (União), a matéria requer informações ao Executivo sobre o cumprimento de lei, que autoriza o parcelamento do ITBI.

Durante a sessão, foram discutidas demandas da escola - com pedidos de reforço de iluminação e melhorias no trânsito na região. O presidente da Casa, Danylo Acioli (MDB) destaca que o objetivo é justamente dar espaço para a comunidade. “Ouvimos as demandas locais, tratamos sobre elas, e é isso que a Câmara precisa fazer. Os vereadores precisam estar próximos da população, entender qual é a realidade para cada bairro, de cada escola”, comenta o presidente, adiantando que a próxima sessão itinerante deve ser realizada na Acia - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana.

O diretor do colégio Cerávolo, professor Diego Fávaro, destacou a importância da experiência dos alunos. “É um momento importante para que os nossos alunos possam vivenciar e experienciar, sobre o que é o legislativo apucaranense, tão próximo aí dos cidadãos apucaranenses”, afirmou o diretor, acrescentando a importância das demandas apresentadas. “O vereador Lucas (Leugi) tocou num ponto muito importante aqui, que é a melhoria da iluminação, e principalmente o trânsito aqui ao redor do colégio. Nós temos aqui, diariamente, circulando 2 mil pessoas, são 2 mil alunos de Apucarana e outras cidades”, comenta.

Após a sessão, os vereadores participaram da entrega da premiação das “Ceravolíadas”, competição esportiva da instituição. A sessão foi realizada com nove vereadores. A vereador Eliana Rocha (Solidariedade) estava em compromisso oficial em Brasília. Já o vereador Tiago Cordeiro (PDT) não compareceu por licença médica.