POLÍTICA

min de leitura - #

TRE altera local de votação de 8,5 mil eleitores na região

Da Redação

| Edição de 26 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 26 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 8,5 mil eleitores de três municípios da região: Arapongas, Ariranha do Ivaí e Mandaguari, terão seus locais de votação alterados neste pleito. As mudanças foram determinadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e decorrem de obras, reformas ou falta de acessibilidade. Em todo Paraná, as mudanças impactam, até o momento, 63.942 eleitores, de 25 municípios, o que representa cerca de 0,75% do total de 8.440.605 pessoas aptas a votar no Paraná.

Serão afetados eleitores de Ampére, Arapongas, Arapoti, Araucária, Ariranha do Ivaí, Bocaiúva do Sul, Brasilândia do Sul, Campo Largo, Chopinzinho, Contenda, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Janiópolis, Londrina, Mandaguari, Matelândia, Pinhalão, Piraquara, Reserva, Ribeirão Claro, São Mateus do Sul, Sertaneja, Turvo e Tupãssi.

Na região, o maior impacto é em Arapongas, onde 4.940 eleitores de 15 seções terão local alterados. A medida afeta eleitores de oito seções da Escola Municipal Nereide de Souza Camargo que serão transferidos para o salão de eventos da Igreja Santíssima Trindade. Já eleitores de sete seções de Escola Municipal Antonio Grassano Junior serão transferidos para Colégio Estadual Irondi Pugliese (confira no infográfico).

Em Ariranha do Ivaí, 1005 eleitores das seções 162, 163 e 175 do Colégio Estadual Presidente Kennedy passam a votar na Escola Municipal Demétrio Verenka.

Já em Mandaguari, as mudanças afetam 2.630 eleitores de nove seções do CMEI Dr Renata, que passam a votar na Escola Municipal Professora Yolanda Cercal da Silva.

LOCAL DE VOTAÇÃO

As pessoas que desejarem, podem solicitar, tanto de forma presencial quanto on-line, a alteração do seu local de votação. O prazo para realizar a mudança vai até o dia 6 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral. Após esse período, não será possível revisar, transferir, emitir ou regularizar o Título de Eleitor. A Justiça Eleitoral do Paraná recomenda que os cidadãos não deixem para a última hora e resolvam sua situação o quanto antes para evitar possíveis transtornos.