POLÍTICA

min de leitura - #

TSE cancela envio de representantes para a Venezuela

Da Redação

| Edição de 25 de julho de 2024 | Atualizado em 25 de julho de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que desistiu de enviar dois representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela. O pleito será realizado neste domingo (28). 

De acordo com o TSE, a medida foi tomada após o presidente venezuelano Nicolás Maduro, candidato à reeleição, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. As declarações foram feitas durante comício realizado na última terça-feira. Segundo Maduro, a Venezuela tem “a melhor auditoria do mundo” e disse que “nenhum boletim de urna é auditado no Brasil”.

Diante das declarações, o TSE reafirmou que as urnas eletrônicas são auditáveis e seguras e declarou que as falas de Maduro são falsas.

“Em face de falsas declarações contra as urnas eletrônicas brasileiras, que, ao contrário do que tem sido afirmado por autoridades venezuelanas, são auditáveis e seguras, o Tribunal Superior Eleitoral não enviará técnicos para atender convite feito pela Comissão Nacional Eleitoral daquele país para acompanhar o pleito do próximo domingo”, afirmou o tribunal, em nota. (AGÊNCIA BRASIL)