Ex-prefeito de Cambira por dois mandatos, o secretário de Assuntos Estratégicos e, recentemente, também de Indústria, Comércio e Emprego de Apucarana, Emerson Toledo, concedeu entrevista ao Grupo Tribuna e destacou os principais desafios à frente das duas pastas, que se complementam. Segundo o secretário, a aposta para ‘destravar’ a economia é focar na industrialização e formação de mão-de-obra.
Toledo afirmou que pretende aplicar sua experiência administrativa em prol do desenvolvimento local. “Apucarana é o polo do Vale do Ivaí e tem grande potencial econômico. Nosso desafio é valorizar os empresários que já estão aqui e, ao mesmo tempo, atrair novos investimentos”, disse.
Segundo o secretário, a equipe trabalha na elaboração de um plano de desenvolvimento para os próximos anos, com foco na industrialização e na qualificação profissional. Ele citou o Parque Industrial da Juruba como uma das áreas estratégicas para receber novas empresas.
Toledo também comentou sobre o Programa de Desenvolvimento Econômico de Apucarana (Prodea), iniciativa que cede terrenos para indústrias e está temporariamente suspensa, em auditoria que segue recomendação do Ministério Público. “A intenção do prefeito Rodolfo Mota é dar agilidade a esse processo para que novas empresas possam se instalar no município”, afirmou.
Outro ponto em pauta é a segurança pública, demanda do comércio varejista. O secretário informou que há articulação para ampliar investimentos em monitoramento e buscar aumento de efetivo das polícias Militar e Civil. “O prefeito tem buscado aumentar o efetivo da Polícia Militar e da Civil, além de investir em câmeras de segurança e iluminação pública. É um conjunto de ações para garantir mais tranquilidade aos comerciantes e à população”, disse.
Questionado sobre a possibilidade de disputar uma vaga de deputado nas próximas eleições, Toledo não descartou a ideia, mas reforçou o compromisso atual com Apucarana.
“Hoje meu compromisso é com a gestão do prefeito Rodolfo Mota, mas reconheço que o Vale do Ivaí tem um déficit de representatividade política. Essa discussão pode acontecer mais adiante”, declarou.
O secretário também destacou a acolhida em Apucarana e reforçou o compromisso de fortalecer o desenvolvimento econômico da cidade. “Queremos apoiar o comércio, a indústria, os serviços e, principalmente, investir na qualificação profissional. Apucarana é um polo do Vale do Ivaí e tem tudo para avançar ainda mais”, concluiu.