CIDADES

min de leitura - #

Programa recupera mananciais em Marilândia

Da redação

| Edição de 23 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ao menos quatro famílias do bairro do Carquejo, zona rural de Marilândia do Sul, foram beneficiadas com mais uma ação do projeto de recuperação de minas da Prefeitura. A expectativa é de que dezenas de localidades também recebam esse suporte no decorrer dos próximos anos. O trabalho visa evitar contaminação dos mananciais, garantindo água potável nas propriedades.

Antes do trabalho realizado, a água das minas era imprópria para o consumo. Após o processo de recuperação, a estimativa é que dentro de 90 dias os mananciais se tornem próprios para uso. Os profissionais realizam a proteção por etapas que duram o dia todo, desde a limpeza até a cobertura da mina. Além dos servidores municipais, os proprietários também participaram e aprenderam todo o processo. 
“Com esse projeto nós queremos beneficiar muitas famílias tornando a água potável. Além desse trabalho nós também fazemos a coleta de água das nascentes nas propriedades para analisar a qualidade, pois é muito importante preservar o nosso bem tão precioso que é a água”, comentou Laudemir Peres, secretário de Desenvolvimento Econômico. 
O projeto terá continuidade nos próximos meses em todo o município “Nós queremos recuperar o máximo de minas possível e também a mata nativa. Durante os últimos meses nós distribuímos mudas de Araucárias para a plantação no entorno das nascentes como forma melhorar a qualidade da água do nosso município, visando sempre a preservação ambiental ”, explicou a servidora municipal Leila Althaus.