OPINIÃO

min de leitura - #

Ameaça à eleição municipal de 2016

Tribuna do Norte

| Edição de 31 de outubro de 2015 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em 2016, os eleitores brasileiros voltam às urnas. Desta vez, vão escolher os prefeitos e vereadores dos municípios. Esta eleição também é importantíssima para a vida da população. Muitas demandas são atendidas diretamente nos municípios e votar de forma correta é fundamental para ditar os rumos de cada localidade nos próximos quatro anos.

A Comarca de Apucarana já está se preparando para as eleições com a revisão biométrica, que começou em junho. Os eleitores do município-sede, Cambira e Novo Itacolomi têm até 22 de dezembro para procurar o Fórum Eleitoral e garantir a presença na votação de outubro do ano que vem.

No entanto, a procura está abaixo do esperado. A menos de dois meses do prazo final, cerca de 40% dos eleitores ainda não fizeram o cadastramento biométrico e correm o risco de ficar de fora da eleição de 2016.

Segundo último levantamento divulgado pelo Fórum Eleitoral de Apucarana, de um total de 102.940 eleitores que devem realizar o processo, 57.861 ainda precisam se cadastrar. É um contingente altíssimo nos três municípios.

As autoridades eleitorais deveriam realizar uma campanha de orientação à população. Afinal, há um risco concreto de as eleições de 2016 em Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi contarem com um número reduzido de votantes, até porque não há previsão de nova prorrogação no prazo de cadastramento. Contando ainda com a média alta de abstenção de cada pleito, o que vem se tornando regra, a média de votos válidos poderia cair consideravelmente. Em outras cidades, o mesmo fenômeno também vem ocorrendo. Em Ponta Grossa, há o risco de a cidade não realizar segundo turno em 2016, porque o cadastramento não atingiu o número de 200 mil eleitores.

Toda eleição é importante. A municipal, talvez, ainda mais. É com o prefeito e os vereadores que o cidadão tem o contato direto. Por isso, é fundamental participar desse momento democrático. A biometria foi criada para garantir maior segurança aos eleitores e lisura no processo de escolha dos representantes. É preciso conclamar a população a realizar o cadastramento e garantir presença na festa da democracia em 2016.