O deputado federal Filipe Barros, aliado de primeira hora do presidente Bolsonaro, viajou de Brasília à Foz do Iguaçu, anteontem, a bordo do avião presidencial e ao lado do próprio chefe do Executivo federal. Filipe foi um dos parlamentares convidados para o lançamento da pedra fundamental da duplicação da Rodovia das Cataratas, bancada pela usina de Itaipu, que também está bancando a construção da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai. Outro paranaense que fez parte da comitiva presidencial foi o deputado federal Ricardo Barros (PP), atual líder do governo na Câmara. O governador Ratinho Júnior, presente à solenidade, foi muito elogiado pelo presidente numa demonstração da amizade entre ambos.
Guto está dentro
O cartorário Guto Grassano (Podemos), de Arapongas, em contato ontem com a coluna negou que esteja fora da eleição. “Sou pré-candidato a prefeito e em momento algum afirmei que ficaria fora do pleito deste ano”, disse Guto, acrescentando que as oposições estão se articulando em busca de candidatura única para ter uma chapa forte e em condições de disputar a Prefeitura em pé de igualdade com a situação. “Temos convicção que podemos oferecer
ao araponguense um plano de governo exequível e que venha de encontro às necessidade da população, como geração de emprego e renda, moradias, mais educação e mais saúde, enfim, uma administração basicamente voltada para para uma Arapongas que pensa no futuro”, afirmou
Covid na Câmara
Funcionários da Câmara Municipal de Apucarana estavam em polvorosa ontem com a confirmação de que um colega deles havia contraído o covid-19. Todos foram chamados a fazer o teste e as portas do legislativo fechadas ao público. Servidores também reclamaram da presidência que não teria dado a devida atenção à pandemia, providenciando copos descartáveis para o cafezinho e água, o que poderia evitar a contaminação de mão em mão em xícaras de louça e copos de vidro. De qualquer forma, serve de alerta não só para o próprio legislativo apucaranense, como também para outros órgãos públicos que precisam adotar as mais rígidas medidas para evitar que seus servidores sejam contaminados pelo coronavírus.
Obras, a aposta
Para o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), candidato à reeleição, as obras que vem realizando longo dos últimos meses podem ser um diferencial importante nestas eleições. Além de obras iniciadas em sua gestão, a partir de março de 2019, quando o então prefeito Beto Preto deixou a Prefeitura para assumir a Secretaria de Estado da Saúde, Júnior, que era vice, deu sequência às obras em andamento do antecessor. Aliás, as obras de Beto Preto, em seus seis anos de mandato, vão dar muita munição ao atual prefeito nesta campanha. Só entre 2013 e 2015, em seu primeiro mandato, Beto Preto conseguiu recursos da ordem de R$ 400 milhões convertidos em casas populares, obras na saúde, educação e muito asfalto.
Perdendo população
Os dois municípios do Vale do Ivaí que mais perderam habitantes no último ano, segundo o IBGE, foram Lidianópolis e Borrazópolis. O índice de perda em Lidianópolis foi de 2,38%, com uma população de 3231. Já Borrazópolis teve sua população reduzida em 2,32%, tendo agora 6.439 moradores. Em contrapartida, os dois municípios que mais cresceram na região foram Mauá da Serra com 1,87% a mais de habitantes, somando agora 10.800, e Arapongas, com 1,44%, chegando a 124.810 residentes. Apucarana, por sua vez, cresceu 0,91% e continua sendo o município mais populoso da região, com 136.234 moradores. Dos 27 municípios pesquisados na região, dezenove deles tiveram suas populações reduzidas no último ano.