POLÍTICA

min de leitura - #

Amuvi decide pela permanência da sede administrativa em Apucarana

Edison Costa

| Edição de 25 de novembro de 2022 | Atualizado em 25 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Amuvi decide pela permanência da sede administrativa em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Reunidos nesta sexta-feira em Apucarana, prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) colocaram um fim à polêmica de mudança ou não da sede local para Borrazópolis. Ficou decidido que a Amuvi vai continuar com sua sede administrativa em Apucarana, mas funcionando em outro local oferecido pelo prefeito Junior da Femac (PSD). E também terá uma sede campestre em Borrazópolis, a ser construída em terreno disponibilizado às margens do Rio Ivaí pelo presidente da Amuvi e prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD).

Ambas as propostas foram discutidas e aprovadas em uma reunião fechada à imprensa realizada na atual sede localizada próximo ao Espaço das Feiras, em Apucarana. Além das novas sedes, ficou definido que a eleição para nova diretoria da associação será realizada no dia 14 de dezembro.

Pelas propostas aprovadas, a sede administrativa em Apucarana vai funcionar num antigo prédio da Prefeitura, na Praça Rui Barbosa, com área de 800 metros quadrados, onde hoje funciona o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que será transferido para outro espaço público. O prédio, que dispõe de ampla sala para reuniões e salas administrativas, será reformado pela administração municipal. Já a sede campestre será construída em terreno de 8 mil metros quadrados da Fazenda Ilha, em Borrazópolis, localizada às margens do Rio Ivaí. A área está sendo cedida à associação pelo seu proprietário, prefeito Carlos Gil. O custo de sua construção, orçado em R$ 1,4 milhão, será rateado entre os 26 municípios de forma parcelada conforme a capacidade de cada um. Ambos os projetos foram apresentados ontem aos prefeitos. 

A Prefeitura de Apucarana, por sua vez, vai utilizar a atual sede da Amuvi para abrigar algum órgão público do município.

“Os mais de 21 prefeitos que estiveram reunidos aqui hoje decidiram através de consenso pela continuidade da Amuvi em Apucarana, mas de maneira diferente”, disse o presidente da Associação, Carlos Gil, ao explicar as propostas aprovadas. “A Amuvi vai sair mais fortalecida, muito maior e unida com essa decisão”, acrescentou. Segundo ele, além dos encontros festivos e de lazer, a Amuvi também poderá fazer suas reuniões em Borrazópolis, já que é uma associação itinerante. 

Para o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, a decisão agradou a todos. “Nós chegamos a esse fortalecimento através da tolerância, do diálogo e da ponderação. Temos certeza que a partir deste novo espaço a Amuvi será muito mais forte”, disse.

Ele observa que a sede em Apucarana vai funcionar num prédio histórico ligado a muitas lutas do Vale do Ivaí. Já a campestre em Borrazópolis será um grande espaço na natureza para convívio dos prefeitos. “Temos certeza de que teremos mais motivos para permanecermos unidos cada vez mais”, acentuou.

Transferência de cidade não foi bem aceita

A proposta do presidente da Amuvi, Luiz Carlos Gil, era transferir a sede para Borrazópolis porque a casa onde funciona atualmente é bastante acanhada e não comporta as reuniões dos prefeitos. Ele havia convocado assembleia geral para discutir o assunto no último dia 10 de novembro, em Borrazópolis, porém o Município de Apucarana conseguiu uma liminar na Justiça suspendendo o encontro. A alegação inicial era de que o edital de convocação estava em desacordo com o estatuto da associação.

Carlos Gil atendeu à decisão judicial e convocou a assembleia em Apucarana para esta sexta-feira. Neste período, houve manifestações contra e a favor da transferência da sede para outro município, já que Apucarana é cidade polo do Vale do Ivaí. Novas conversas foram feitas entre prefeitos e outras lideranças políticas, chegando-se a um consenso de se manter a sede administrativa em Apucarana e ter uma campestre em Borrazópolis.