POLÍTICA

min de leitura - #

Arapongas garante incentivo à formação dos servidores

Editoria de Política

| Edição de 27 de novembro de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após mais de 20 anos de espera, foi entregue recentemente à Câmara Municipal os Projetos de Lei da Reforma Administrativa que contemplam o Plano de Carreira e Salários para os servidores do município. O documento prevê benefícios para todos os servidores, com destaque para a valorização dos profissionais que buscarem mais qualificação. A administração pública espera que o projeto seja aprovado nos próximos 15 dias.

“Um dos pontos mais positivos do documento elaborado é a valorização e o incentivo aos estudos dos funcionários. No Plano de Carreira, o servidor terá um percentual sobre seus vencimentos mediante a conclusão de formação acadêmica superior à exigida para seu cargo e reconhecimento em dinheiro por cursos de aperfeiçoamento”, explicou o secretário de Administração Sandro Andreassi Cícero.

Outro ponto a se destacar no documento é a regulamentação e ampliação de diversos benefícios. Muitos benefícios já previstos não eram concedidos por falta de regulamentação e muitos outros foram consideravelmente ampliados.

O cálculo para os reajustes foram feitos mediante estudos de todos os cargos e pesquisa de mercado, desenvolvidos ao longo de 16 meses de trabalho. Foram corrigidas em 20%, nesta primeira etapa, as distorções salariais daqueles cargos que comprovadamente estavam defasados.

“Não podemos definir um único percentual para todos, pois cada função possui sua complexidade. Temos cargos com defasagem salarial de 90 por cento, em contrapartida a outros que estão com salários acima do valor de mercado”, pondera o secretário de Administração.

O prefeito Antônio José Beffa (PHS) concedeu na manhã de ontem uma entrevista coletiva para a imprensa com o objetivo de explicar o novo plano. Ele alertou para que os servidores procurem estudar o documento enviado à Câmara na íntegra, e não apenas partes do documento que não revelam seu total conteúdo.

“É preciso cuidado com as vozes que se levantam contra o documento por falta de conhecimento. Eu convido os servidores e a todos que se interessam pelo assunto a realmente estudar e conhecer as propostas ali colocadas, para que possam debater com verdadeiro conhecimento. Nós cumprimos com a nossa parte e elaboramos o Plano, agora compete ao Legislativo tornar o projeto em lei”, disse o prefeito.

O prefeito destacou ainda que o plano abrange todos os servidores da administração pública, exceto os servidores da Educação, que já possuem plano próprio. “Os vereadores já iniciaram a leitura do plano de cargo e deve ser aprovado em 15 dias. O mais importante são os benefícios que os servidores vão receber . Todos vão receber os benefícios e essas vantagens vão aumentar conforme o grau de escolaridade. Isso vai incentivar o estudo”, destaca.