POLÍTICA

min de leitura - #

Beto Preto faz história e se elege deputado federal com 206 mil votos

Adriana Savicki

| Edição de 03 de outubro de 2022 | Atualizado em 03 de outubro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com uma votação histórica, o ex-prefeito de Apucarana e ex-secretário de Saúde do Paraná, médico Beto Preto (PSD), foi eleito neste domingo (2) deputado federal. O apucaranense somou 206.885 votos . 

Com a vitória de Beto Preto, Apucarana volta a eleger um deputado federal após 32 anos. O último foi Carlos Scarpelini em 1992. A conquista histórica veio com uma votação expressiva em todo o Paraná. O ex-prefeito foi o quarto mais votado, atrás apenas de grandes nomes da política paranaense, como Deltan Dallagnol (Pode), que comandou a Lava Jato e foi o recordista com 344.483 votos; a petista Gleisi Hoffmann, apoiada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva( (PT), que somou 250.191 votos, e Filipe Barros (PL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 248.821 votos. 

“Nós demos um passo para o amadurecimento da política da cidade e vamos levar o nome de Apucarana para Brasília, abrir as portas dos ministérios para a prefeitura e buscar todos os recursos que não vieram ao longo dos  últimos 30 anos para a cidade”, disse Beto Preto após a divulgação dos resultados. Ele foi recebido com festa no comitê em Apucarana. 

Segundo ele, a eleição dele coloca Apucarana “na primeira divisão da política do Brasil”. “Vamos disputar agora o Brasileirão”, disse, fazendo uma brincadeira com o futebol. 

Ele agradeceu ao apoio do prefeito Junior da Femac (PSD) e destacou também a votação de Paulo Vital (PSD) em Apucarana, que somou na cidade 12.981 e 14.409 no total. 

Beto Preto também agradeceu a população de Apucarana, onde obteve 38.626 votos, ou seja, 56,7% dos votos válidos para deputado federal. “Essa eleição representa uma quebra de paradigmas na política de Apucarana”, comemora. 

Eleito prefeito em 2012 e reeleito em 2016 com 86,11% dos votos válidos, Beto Preto assumiu a secretaria de Estado da Saúde no início de 2019 a convite do governador Ratinho Junior (PSD). Coordenou com sucesso a vacinação contra a covid-19 e, por isso, se apresentou como o “Candidato da Vacina”. 

JUNIOR DA FEMAC

O prefeito de Apucarana, Junior das Femac, comemorou a vitória de Beto Preto. “Apucarana volta à primeira divisão da política do Paraná e do Brasil. Uma das cadeiras da Câmara Federal, em Brasília, agora tem o nome de Apucarana”, disse. 

Ele afirma que Beto Preto vira um destaque estadual da política. “Surge uma liderança nacional, que é Ratinho Junior, uma liderança estadual, que é Beto Preto, e uma liderança municipal, que é o Paulo Vital”, disse.